Google, Yahoo! e MySpace, da News Corporation, anunciaram esta semana um acordo para a formação da Fundação OpenSocial, organização sem fins lucrativos criada para promover um padrão universal de desenvolvimento de aplicações de redes sociais na internet. A fundação deve estar formada daqui a 90 dias, com mais parceiros e ativos a ser incorporados até o dia 1ª de julho.
A plataforma na qual os internautas podem criar miniaplicativos de forma aberta foi lançada pelo Google em outubro do ano passado, após a rede social Facebook ter anunciado o desenvolvimento de uma plataforma própria para programadores. Com tantas aplicações sendo criadas, o Google não queria que o panorama de mídia social crescesse de maneira desfragmentada e lançou então o OpenSocial API (e posteriormente o Social Graph API) como meio de fornecer alguma conectividade entre os softwares. MySpace, LinkedIn, Bebo e Plaxo, junto com outras redes sociais de menor tamanho, optaram por participar da iniciativa. A Facebook será a única grande rede social que não irá se juntar à fundação.
A Fundação Open Social será independente e terá suas próprias políticas administrativas e de propriedade intelectual. As especificações estão disponíveis sob licença da Creative Commons. ‘A OpenSocial vem servindo para divulgar especificações de redes sociais desde o começo’, afirma Joe Kraus, diretor de gerenciamento de produto do Google. ‘A formação desta fundação irá garantir que a plataforma se perpetue. Desenvolvedores de sítios podem se sentir seguros de que o OpenSocial será para sempre gratuito e aberto’. Informações de Caroline McCarthy [Cnet News, 25/3/08].