Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Vídeo de político australiano vira sensação no YouTube

Um vídeo que mostra o político australiano Kevin Rudd – cotado para próximo primeiro-ministro do país – comendo cera do ouvido tornou-se hit no YouTube na semana passada, sendo assistido mais de 250 mil vezes. Embora Rudd esteja bem colocado nas pesquisas para as eleições de 24/11, o sítio News sugeriu que a embaraçosa imagem ‘pode ser mais prejudicial para sua campanha do que qualquer ataque político’.


Na filmagem, Rudd aparece um tanto entediado em um discurso do deputado Anthony Albanese no parlamento, até que coloca o dedo no ouvido e depois o leva à boca. Como não estava na primeira fileira, acredita-se que o episódio tenha ocorrido antes de 2003 – quando passou a sentar-se na primeira fileira do partido da oposição.


Polêmica


O blogueiro americano Emil Steiner afirmou que não importa se Rudd é um habitual ou apenas eventual ‘comilão de cera’. A questão, diz ele, é ‘como um homem que age desta maneira com câmeras ao seu redor pode ocupar o cargo político mais importante da nação?’. Em um dos comentários no YouTube, um internauta sugere que o atual primeiro-ministro, John Howard, use o vídeo em sua campanha; outro acusa partidários de Howard de terem postado a filmagem para denegrir o líder da oposição.


Rudd não é o primeiro político a ter seus maus hábitos expostos na rede. O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o presidente americano, George W. Bush, já foram filmados limpando o nariz. Informações da AFP [25/10/07] e de Sally Peck [Telegraph, 25/10/07].