Thursday, 28 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalista deixa cativeiro após duas semanas

A jornalista iraquiana Jumana Al-Obaidi, correspondente da estação americana Radio Free Europe/Radio Liberty, foi libertada em Bagdá no domingo (4/11), após duas semanas em cativeiro. Jumana, de 29 anos, foi seqüestrada em 22/10 quando seguia ao Ministério do Meio Ambiente para uma entrevista. Ela trabalha para o Radio Free Iraq, serviço em árabe da estação. O motorista que a acompanhava foi morto a tiros e seu corpo foi jogado na rua.

‘Todos nós na Radio Free Europe/Radio Liberty estamos aliviados que o sofrimento de Jumana tenha chegado ao fim’, afirmou o chefe da rádio, Jeffrey Gedmin. ‘Jornalistas como ela colocam suas vidas em perigo todos os dias. São profissionais dedicados, pessoas corajosas e iraquianos patriotas. E nós temos orgulho de conhecê-los’, completou.

A Radio Free Europe/Radio Liberty é uma estação de rádio internacional fundada em 1950, durante a Guerra Fria, para divulgar informações pró-Ocidente para os países da Cortina de Ferro e promover valores democráticos. Sem fins lucrativos, é financiada pelo Congresso dos EUA. Nos últimos anos, a estação tem reduzido sua programação na Europa e se concentrado mais em locais como o Iraque, Irã e Afeganistão. A Radio Free Iraq foi lançada em 1998. Informações da AFP [4/11/07].