[do material de divulgação]
O filme-documentário Brizola – Tempos de Luta, com direção de Tabajara Ruas, está disposição de escolas e entidades. O documentário de 93 minutos de duração reúne algumas das cenas que marcaram a trajetória do ex-governador gaúcho em seus 60 anos de vida pública, com destaque para a educação e os episódios da Campanha da Legalidade. O DVD, com tiragem de 10 mil cópias, tem patrocínio da Petrobras e incentivo da Lei Rouanet e tem caráter cultural e educativo, não podendo ser comercializado.
Brizola – Tempos de Luta dá continuidade ao projeto iniciado com a mostra cultural Um Brasileiro Chamado Brizola, que viajou por várias cidades brasileiras neste ano. Com textos de Sérgio Gonzales e Tabajara Ruas, o livro tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Um brasileiro chamado Brizola conta a história de Leonel de Moura Brizola. Fartamente ilustrado com fotos obtidas ao longo de 60 anos da vida pública, o livro resgata a carreira política do engenheiro Leonel Brizola, recordando momentos que ficaram na história contemporânea no Brasil, como a morte de Getúlio Vargas e o Movimento pela Legalidade.
A obra conta com depoimentos transcritos do documentário Tempos de Luta, como os de Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer, Dilma Rousseff, entre outros. O relato não é apenas uma obra biográfica: com uma linguagem romanceada resgata com criatividade, imaginação e sensibilidade a trajetória de Brizola. O livro foi produzido com apoio da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, da Aracruz Celulose e da Fundação Mário Soares, de Portugal.
Os autores empreendem uma jornada à infância e juventude, passando pela iniciação política de Brizola como secretário de Obras, as conquistas como prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul. Também aborda o período marcante da Legalidade, a dor do exílio, o retorno como governador do Rio de Janeiro, o amadurecimento político, a candidatura à presidência da República, a parceria com Lula e o adeus que deixou uma nação de luto.
Documentário em DVD e livro sobre o ex-governador Leonel Brizola estão à disposição de escolas, universidades e entidades culturais. O cadastramento deve ser feito por meio do site www.brizolatemposdeluta.com.br, link exibição pública.