John Merrill, conceituado professor de jornalismo da Universidade de Missouri-Columbia, admitiu que trechos da coluna que escreveu no dia 4/11 para o jornal Columbia Missourian, afiliado à faculdade de jornalismo onde dá aulas, foram plagiados de um artigo escrito por um estudante universitário. Segundo o editor-executivo do Missourian, Tom Warhover, três citações e outras frases sobre o programa de estudos de gênero da universidade eram cópias de um artigo publicado em outubro no The Maneater, jornal universitário independente.
Warhover publicou a revelação em sua coluna de domingo (11/11). ‘As normas do Missourian não permitem que nenhum jornalista se aproprie das palavras de outros como se fossem suas, mesmo se estas palavras estiverem entre aspas’, declarou. O editor-executivo consultou colegas de Merrill, que classificaram sua conduta como ‘um delito leve, e não grave’. Mesmo assim, Warhover alegou que o jornal deve manter seu padrão de qualidade e Merrill não escreverá mais para a publicação. Em uma revisão dos trabalhos antigos de Merril, afirmou o editor, foram descobertas outras cinco colunas em que o professor usou pelo menos uma citação tirada de outras publicações, sem identificação.
Mancha no currículo
Em carta aos editores, Merrill desculpou-se pelo que chamou de ‘plágio não intencional’. ‘Foi negligente, mas não foi intencional’, defendeu-se. ‘Já escrevi centenas de colunas, 30 livros e inúmeros artigos para jornais e revistas e nunca foi acusado de plágio antes’. Merrill é ex-diretor da Escola de Jornalismo da Universidade do Estado da Louisiana e ex-professor de diversas faculdades. Ele já recebeu a medalha de honra de Missouri por seus serviços jornalísticos e é membro do Hall da Fama das Escolas de Jornalismo das Faculdades de Louisiana e Iowa. Informações da AP [12/11/07].