Em uma iniciativa inusitada de marketing e autopromoção, o New York Times publicou, na segunda-feira (19/11), uma seção especial com 16 páginas de anúncios sobre seu novo prédio, o New York Times Building, com direito a imagens de autoria da renomada fotógrafa Annie Leibovitz. ‘À primeira vista, não é algo que as empresas fariam. Mas percebemos que o edifício, por diferentes razões, tem histórias interessantes, como sua arquitetura inovadora e ecoeficiente’, avalia Andy Wright, vice-presidente de publicidade do NYTimes. O prédio de 52 andares, na Oitava Avenida, é revestido de cerâmica e cristal, o que maximiza a luz natural.
A seção foi publicada no mesmo dia em que o arranha-céu foi formalmente aberto para uma confraternização com convidados especiais. Ao longo dos textos sobre o prédio, foram publicados anúncios de cada empresa associada à construção da nova sede. Wright não revelou os lucros gerados pela seção, porém admitiu que foi um projeto rentável.
‘Concebemos o projeto no começo deste ano e foi realmente uma grande idéia’, disse, completando que os anúncios não foram divulgados no sítio do diário. ‘Geralmente não passamos nossas seções especiais impressas para o meio online. Na rede, elas não têm o mesmo impacto’. A sede anterior do NYTimes ficava na Times Square, onde a redação funcionou por quase 100 anos. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 19/11/07].