Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Jornal conta a história de BH

Dentro das comemorações de seus 80 anos, o Estado de Minas abre na quarta-feira (26/3), a exposição ‘Estado de Minas: 80 anos de Afonso Pena’, um circuito cultural de rua que vai contar a história dos mineiros por meio das páginas do jornal expostas em abrigos de ônibus. O circuito vai resgatar a memória da Avenida Afonso Pena, apresentando ao público parte do material publicado nas últimas oito décadas. O trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida pela museóloga Célia Corsino, pelas historiadoras Rosângela Guimarães e Maria das Dores Freire, pelo Museu Histórico Abílio Barreto e pela Gerência de Documentação do Estado de Minas, que revelam a riqueza do acervo do jornal. Todo o material será disposto em dois grupos de seis abrigos de ônibus da avenida, transformados em mini-galerias. O responsável pela programação visual é Gustavo Greco, da Greco Design.

Trajetória do jornal

O Estado de Minas está celebrando seus 80 anos com uma série de atividades para a população. Desde 7 de março de 1928, quando foi fundado, o jornal estampou fatos e fotos que marcaram a vida dos mineiros. Além do caderno especial encartado no dia do aniversário, o Estado de Minas preparou outros 11 cadernos temáticos que serão publicados no dia 7 de cada mês até fevereiro de 2009. As edições comemorativas de política, economia, cultura, internacional, educação, ciência e saúde, esportes, meio ambiente, grandes reportagens e outros vão abordar casos de pessoas que realizaram feitos por Minas e pelo país.

Os mineiros têm ainda a oportunidade de escrever a história de sua relação com o Estado de Minas por meio do site http://www.em80anos.com.br/ e www.em80anos.com.br, desenvolvidos pela Plan B. Quanto mais interessante for a história, mais lida e comentada, mais chance ela tem de ser publicada na capa virtual do jornal. A idéia não é apenas revelar o que o Estado de Minas fez em prol de seus leitores e do estado, e sim, mostrar como a história de cada um de nós, mineiros, está ligada à história do jornal, o que originou o conceito trabalhado nas comemorações: ‘Uma história de 80 anos que não é somente do Estado de Minas, e é, sim, a história de Minas Gerais, do seu povo. Foi nele que procuramos o resultado do nosso vestibular, que escolhemos nosso primeiro carro nas páginas dos Classificados, que nos localizamos no meio da torcida em uma foto de clássico no Mineirão’, define a gerente-executiva de Marketing e Comunicação dos Associados Minas, Maria José Souza Carmo.

O site traz ainda algumas dessas históricas páginas do Estado de Minas, uma linha cronológica, a programação das comemorações de 80 anos, vídeos, reportagens e entrevistas que contam a trajetória do jornal em suas oito décadas de circulação.

A inserção do público nas comemorações faz parte do conceito criado pelo Estado de Minas, que se reafirma como o jornal que faz parte do dia-a-dia das pessoas e que retrata seus interesses nas páginas da publicação. A idéia é mostrar como, há 80 anos, o Estado de Minas é um companheiro de todos os dias, um jornal que sempre se reinventa e que trata o conteúdo com relevância e profundidade. Um jornal que se transforma de leitor a leitor, que exibe, retrata, comenta e perpetua uma história que não só impacta o cotidiano das pessoas, mas que é desenhada por elas. Por isso, leitores, assinantes, funcionários e anunciantes começam a acompanhar os eventos culturais, reportagens especiais, exposições, shows e concursos que o jornal promoverá durante todo o ano.

As atividades foram iniciadas com a publicação, no caderno ‘Gerais’, de matérias com os mais antigos leitores e sobre fatos que marcaram a história de Minas nas oito décadas de existência do jornal. Abrindo as solenidades, o grupo Corpo apresentou o espetáculo Lecuona, para convidados, no dia 7/03, no Palácio das Artes. Já a população ganhou um show internacional no último domingo, 9/03, com a apresentação dos mineiros Titane e Weber Lopes e dos portugueses Mário Laginha e Maria João, um espetáculo que arrancou emoções da platéia na Praça da Liberdade. Na edição de aniversário, os assinantes receberam uma caixa de fósforos como brinde, réplica do presente entregue na compra da primeira edição. Naquela época, fósforos eram sinônimos de modernidade, mesma idéia que o jornal queria apresentar à sociedade da década de 20. No dia 13/03, foi aberta uma pequena mostra na sede do Estado de Minas com as principais capas publicadas nos 80 anos. O material fica exposto até 12 de abril e é uma prévia da grande exposição que o jornal abre em outubro para contar sua história.

Mídia convergente

Os Associados Minas abriram nesta terça-feira, 25/3, o Programa de Formação em Mídias Convergentes para 30 funcionários do grupo, do qual fazem parte os jornais Estado de Minas e Aqui, a TV Alterosa, a rádio Guarani, o portal e provedor Uai, a revista Ragga, a Alterosa Cinevídeo, o Teatro Alterosa e os portais Vrum e Lugar Certo. A aula inaugural foi na sede da TV Alterosa, com palestra do ombudsman do Portal IG, Mario Vítor Santos, e do editor de Esportes do jornal Correio Braziliense, Paulo Rossi, que recentemente esteve na Inglaterra, conhecendo de perto grandes jornais ingleses, como The Guardian e The Independent, e as mudanças que estão promovendo frente à tecnologia nas comunicações. Eles falaram sobre os desafios dos grupos de comunicação diante das novas mídias, a interatividade entre elas e como usar a informação jornalística com recursos atuais, como o vídeo-documentário, os podcasts, celulares, palms e também a própria internet, a TV e o jornal impresso.

O curso, um investimento institucional nos profissionais de jornalismo impresso, internet e televisão dos Associados Minas, pretende, além de promover uma reflexão sobre o ambiente digital de noticiar, capacitar os jornalistas a modificar suas práticas a partir do novo conceito de mídia convergente. Ao mesmo tempo, serão treinados a produzir conteúdo para todos os formatos da mídia tradicional. O Programa de Formação em Mídias Convergentes terá duração de cinco meses, será ministrado por especialistas no tema e dividido em módulos: webjornalismo, que terá a jornalista Patrícia Aranha, mestre em comunicação social pela UFMG, como professora; suporte de vídeo, com o ex-editor multimídia da Agência Brasil André Deak, o diretor e ator teatral Rogério Falabella e a fonoaudióloga Laura Niquini; suporte de áudio, que será conduzido pelo jornalista e doutor em Letras Mozahir Salomão; suporte impresso modificado, com o mestre em Ciência da Informação Evaldo Magalhães; novo estatuto da imagem, que será ministrado pelo publicitário e doutorando em Comunicação, Eduardo de Jesus; e conteúdo para mídias móveis, com Fernando Millani, jornalista e doutorando em mídia digital.

Seminários

Além das aulas teóricas e práticas, haverá, aos sábados, seminários temáticos. Neste Sábado, 29/03, o tema é Panorama mundial de convergência e mídia, com Marcos Palacios, professor titular da Universidade Federal da Bahia e consultor de instituições como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Universidade Federal de Minas Gerais. Para falar sobre Web 2.0 – reiventando a interatividade, foi convidado o professor de Jornalismo e diretor do Knight Center para Jornalismo nas Américas, na Universidade do Texas (EUA), Rosenthal Calmon.

Gabriel Priolli, que é presidente da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU) e diretor da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura em São Paulo, falará sobre Os desafios da TV digital. Ramon Salaverria ministrará seminário com o tema Linguagens novas, para novos meios. Ele é diretor do Laboratório de Comunicação Multimídia e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra. A semioticista Lúcia Santaella, coordenadora da pós-graduação em tecnologias da inteligência e design digital da PUC de São Paulo, falará sobre Mídia móvel – cognição líquida; e o último seminário, em julho, ficará a cargo de Alberto Cairo, A nova geração de infográficos. Ele é professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e ex-diretor de infografia do portal www.elmundo.es.