Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Credo! Maria Antonieta virou moda

A página mundana da Folha de S.Paulo de domingo (8/2) foi concebida para os leitores do East Side de Manhattan. Mas a sua origem está em Versalhes, fim do século 18.


A matéria sob o título ‘Crise? Credo!’ (‘Ilustrada’, pág. E-2) é um primor: combina a caipirice paulistana, a pobreza intelectual das zelites, o vazio do vanguardismo jornalístico e a enorme, incomensurável, vocação suicida da mídia impressa.


Quatro patricinhas casadas (ou namoradas ou o que seja) com quatro mauricinhos do mercado financeiro contam num chiquérrimo bar de S. Paulo, com champanhotas na mão, os ‘efeitos da quebradeira internacional em seu relacionamento conjugal’.


Primeira pergunta: quem pagou a conta desse do festival de besteiras – o jornal, as esfuziantes senhoras ou foi matéria de favor? Isso é muito importante: se o jornal pagou, está jogando fora um dinheiro que poderia render mais leitores se aplicado no caderno de polícia. Se as ditas-cujas pagaram a conta, não estão tão quebradas – a matéria é, pois, uma ‘cascata’. Se o bar nada cobrou, é picaretagem.


Segunda pergunta: as moçoilas (idade média: 30,5 anos) estão devidamente identificadas. E o nome dos respectivos? O que elas fazem, pensam ou sentem não tem a menor importância (tem alguma, vá lá…). O que interessa ao leitor da Folha é saber quem são os cônjuges.


Terceira pergunta: se estes golden boys das finanças internacionais estão quebrados é porque viviam dentro das bolhas. E as bolhas eram infladas pelos bônus. E quem pagava esses bônus eram os depositantes lesados. Os leitores da Folha não têm o direito de saber quem são estes quatro cavalheiros do Apocalipse que perderam uma grana preta e lesaram uma multidão de investidores?


Quarta pergunta: a matéria não lembra o clima doidivanas de Marie Antoinette filmado por Sofia Coppola?


Quinta pergunta: quem vai perder a cabeça?