Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A reforma universitária e o campo do jornalismo

Os participantes do Seminário A Reforma Universitária e seu impacto no Campo do Jornalismo, realizado dia 9 de maio de 2005, em Florianópolis, S, reafirmam sua concordância com o documento ‘Contribuições do Campo do Jornalismo ao debate sobre o Anteprojeto da Lei da Educação Superior’, elaborado e encaminhado ao MEC pela Federação Nacional dos Jornalistas-FENAJ, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo-FNPJ e Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo-SBPJor. Confirmam as posições sobre o anteprojeto expressas no documento destas três entidades e destacam as preocupações específicas do campo como a imposição do Ciclo Básico, a redução do tempo de duração da formação, a redefinição da área do conhecimento a qual se vincula o Jornalismo devido a extinção da Ciências Sociais Aplicadas, considerando que tais reformulações propostas na Reforma Universitária implicam em prejuízos e retrocessos à qualidade do nosso ensino superior.

E com este entendimento, solicitam ao MEC que incorpore as contribuições do Campo do Jornalismo ao anteprojeto que encaminhará ao Congresso Nacional. Solicitam, principal e insistentemente, que retire as mudanças apontadas como nocivas ao Jornalismo. Isto para que a qualidade do ensino neste campo não sofra um retrocesso, mas, sim, avance no sentido de, cada vez mais, formar profissionais efetivamente capacitados a atender às demandas e direitos da sociedade em relação a um jornalismo qualificado, ético e voltado para o interesse público.

Florianópolis, SC, 9 de maio de 2005

******

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Diretoria Regional Sul do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Curso de Jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Curso de Jornalismo da UnoChapecó (Chapecó, SC), Curso de Jornalismo da Univest (Lages, SC), Curso de Jornalismo da Estácio de Sá (São José, SC), Centro Acadêmico Adelmo Genro Filho do Jornalismo da UFSC