São 250 mil dólares em apoio a investigações sobre os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável na América Latina. O prazo de inscrição para as Bolsas Avina de Investigação Jornalística termina em 1º de julho.
As propostas enviadas devem ser feitas sobre seis categorias/temas:
1.
Categoria: EQÜIDADE – Tema: Inclusão Social2.
Categoria: GOVERNABILIDADE DEMOCRÁTICA – Tema: Transparência3.
Categoria: GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS – Tema: Mudança Climática4.
Categoria: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO SUSTENTÁVEL – Tema: Negócios Inclusivos5.
Categoria: AMERICA LATINA – Tema: Integração6.
Categoria: ARTE E SOCIEDADE – Tema: Educação [Em parceria com Daros Latinamerica, uma coleção de arte contemporânea com sede em Zurique, Suíça, que está implementando o projeto Casa Daros no Rio de Janeiro, uma plataforma de difusão e apresentação das artes contemporâneas em geral e da América latina em particular, tendo como focos principais a arte, a educação e a comunicação.]O processo de inscrição das Bolsas Avina é feito de maneira simples, através da internet. Os jornalistas interessados devem preencher um formulário, que se acessa através da página web da Fundação Avina, menu esquerdo, link ‘Bolsas de Jornalismo’). O sistema permite que os interessados guardem um rascunho de sua proposta e continuem trabalhando-a posteriormente.
O regulamento que estabelece as condições e os requisitos para inscrever-se encontra-se disponíveis na mesma página web, em três idiomas: espanhol, português e inglês.
Na site da Avina também se encontram alguns insumos e referências que podem ajudar aos jornalistas interessados a desenvolverem suas propostas, especialmente nos temas de Negócios Inclusivos e Mudança Climática.
Os valores para cada bolsa, por tipo de meio, são: 6 mil dólares para TV, e 4 mil dólares para jornais, revistas, internet, rádio e agências de imprensa. O total de incentivos financeiros é de 250 mil dólares.
Para mais informações escrever para becas@avina.net
Bolsas Avina de Investigação Jornalística conta com o apoio institucional da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), Asociación de Periodistas Europeos (APE), Foro de Periodismo Argentino (Fopea), Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), Asociación Brasilera de Periodismo Investigativo (Abraji), Instituto Prensa y Sociedad (Ipys), Agencia de Noticias por los Derechos de la Infancia (ANDI), Communication Initiative América Latina (CILA), Alianza de Comunicadores para el Desarrollo Sostenible (ComPlus), Reporters d´espoirs e Knight Center for Journalism in the Americas.
Avina é uma fundação latino-americana que procura contribuir para o desenvolvimento sustentável do continente, fomentando a construção de alianças entre líderes e organizações sociais e empresariais.