Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Funcionários de jornal extinto criam revista online

Jornalistas do finado jornal americano Rocky Mountain News, em Denver, no Colorado, planejam lançar, até o meio do ano, uma revista de notícias online. A idéia é que o sítio, batizado de Rocky Mountain Independent, tenha conteúdo original gratuito e seja financiado por publicidade e assinantes que pagam por serviços como conteúdo premium e bate papos online. As matérias devem vir de uma equipe de 12 jornalistas, com a colaboração de freelancers e blogs parceiros, que compartilhariam conteúdo e receita.


‘Nosso objetivo é fazer parcerias com a população de Denver e funcionar como um conector no diálogo entre aqueles que cobrem as notícias e aqueles que as lêem’, resume Steve Foster, um dos responsáveis pelo projeto. O Rocky Mountain News encerrou suas operações no fim de fevereiro deste ano, depois que a editora E.W. Scripps alegou perdas que chegavam a US$ 16 milhões. ‘Vamos procurar por histórias que não estão sendo contadas, pautas que não foram noticiadas ou pouco noticiadas desde o fechamento de nosso jornal’, completa Foster.


O jornalista diz que outros profissionais estão investindo tempo ou dinheiro na revista eletrônica, mas não revela o quanto está sendo investido. Entre os principais fundadores, estão ex-funcionários do Rocky Mountain News que chegaram a trabalhar como voluntários no InDenverTimes, projeto de jornal online criado por cerca de 30 editores e repórteres e financiado por publicidade e assinaturas. Alguns dos participantes do InDenverTimes, que hoje apostam na revista, romperam parceria com três empresários iriam financiá-lo depois que o número de assinaturas até o fim de abril – três mil – ficou bem abaixo do esperado de 50 mil. O futuro do InDenverTimes ainda é debatido pelos jornalistas. Informações de Catherine Tsai [AP, 14/5/09].