Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

PROJOR oferece treinamento gratuito a distância

Jornalistas e outros profissionais de comunicação podem acompanhar o treinamento à distância gratuito, sobre distribuição de informação no meio digital, que está sendo promovido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo através do Projeto Grande Pequena Imprensa. Basta acessar um dos seguintes endereços: canal Grande Pequena Imprensa no Youtube (https://goo.gl/J7jiUE) ou a página Grande Pequena Imprensa no Google+ (https://goo.gl/cm4qnn).

Mais de 450 pessoas de todo o país estão acompanhando o curso desenvolvido em parceria com o Google Brasil. São nove grandes temas ligados à “superdistribuição” de conteúdos com a ajuda das mídias sociais, fenômeno que está afetando o modo de fazer jornalismo e os negócios tanto de grandes grupos de comunicação como de centenas de pequenas e médias empresas de mídia do interior do país.

Já estão disponíveis nos dois canais as quatro primeiras aulas, além da aula inaugural do treinamento, sobre “Modelo de negócios para o jornalismo local”, ministrada por Caio Túlio Costa. Clique aqui (http://goo.gl/P7om4B) para conferir a programação completa dos treinamentos – conteúdos e datas das aulas até o final de outubro. Pode-se acompanhar o curso mesmo sem fazer a inscrição (já encerrada). Em caso de dúvidas, envie e-mail para eventos@projor.org.br.

Objetivos

O Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI), implementado pelo Projor, é uma iniciativa pioneira no Brasil. Foi oficialmente lançado em 2013. Visa ao fortalecimento do jornalismo regional em uma época de profundas transformações na mídia, que ameaçam a sobrevivência de centenas de veículos do interior do país.

O grande objetivo do GPI, nas palavras de seu idealizador, Alberto Dines, é “contribuir para a desconcentração da mídia brasileira através do fortalecimento dos pequenos e médios jornais”. Dines o define como “um projeto político para um país democrático, para encher o Brasil de ideias diversificadas.”

O Projor tem a convicção de que a prática de um jornalismo local independente e diversificado é vital para a consolidação da democracia e para o desenvolvimento. Independência pressupõe veículos fortes e consolidados. Jornais e revistas impressos são hoje, no universo da mídia, os mais afetados pelas mudanças de hábitos provocadas pela web, redes sociais e pela tecnologia – esta traduzida na facilidade de acesso à informação digital por aparelhos móveis.

Os grandes grupos de comunicação, do Brasil e do exterior, se movimentam em busca de soluções e multiplicam experimentações. A transformação, obviamente, não tem precedentes na história do jornalismo e da mídia impressa. E a mudança atinge com maior intensidade os pequenos e médios veículos, com menos recursos para buscar conhecimento e bancar soluções. É um período de incertezas e de corrida incessante atrás de novos modelos e novas formas de fazer comunicação.