A Associated Press está oferecendo planos de demissão voluntária que incluem US$ 500 para cada ano de serviço e aumentam os benefícios em até 16% na aposentadoria para centenas de empregados veteranos, segundo declaração do sindicato News Media Guild. Embora os planos tenham sido oferecidos há três semanas, a AP não os tornou públicos e o sindicato divulgou apenas uma nota no seu sítio.
O prazo para as adesões encerra-se no dia 22/6 para funcionários de tecnologia e em 13/7 para os outros funcionários que trabalham na sede americana, informou o diretor de relações de mídia da AP, Paul Colford. Uma nota do sindicato disse que 263 membros dos escritórios americanos e 100 em cargos de gerência da AP são elegíveis para as demissões voluntárias. Para tal, o funcionário deve ter pelo menos 55 anos de idade e ao menos dez anos de serviço na agência; a combinação de idade e anos de serviço deve ser de até 75 anos. ‘A AP está oferecendo um programa de aposentadoria adiantada, com uma série de benefícios, para funcionários que se qualificam em termos de idade e de anos de serviço. Estamos esperançosos de que a oferta irá nos ajudar a atingir nosso objetivo, anunciado no ano passado, de reduzir os custos com equipes em até 10% este ano’, explicou Colford.
Os esforços para cortar custos já incluem um congelamento nas contratações, instituído no final de 2008, quando a meta de redução de 10% havia sido anunciada. ‘Funcionários que aceitarem a oferta terão que assinar um documento para ceder o direito de abrir futuras ações contra a AP e também o de ser recontratado’, anunciou o sindicato, informando que se trata de uma prática comum nestes casos. Informações de Joe Strupp [Editor&Publisher, 19/5/09].