O presidente do Google, Eric Schmidt, afirmou em uma entrevista publicada na quarta-feira (20/5) no Financial Times que a gigante de buscas americana cogitou comprar um jornal, mas desistiu da idéia. Ele contou que a companhia concluiu que os alvos em potencial eram ou muito caros ou vinham com dívidas demais. Schmidt disse ainda que o Google queria ‘tentar evitar cruzar a linha’ entre tecnologia e conteúdo.
Em vez da compra de um jornal, a empresa resolveu investir em parcerias com o Washington Post e outras publicações, para melhorar seus serviços online, e com editoras, para fazer seus sítios ‘funcionar melhor’ com publicidade na rede.
Segundo o Financial Times, o empresário se recusou a comentar sobre boatos que surgiram este mês de que o Google estaria interessado em comprar uma fatia de 20% na New York Times Company. Sobre rumores de que o Google.org, braço beneficente da companhia, poderia financiar organizações de notícias sem fins lucrativos, Schmidt disse que a idéia realmente foi debatida, mas que não deve ir para frente.
Crise
Os jornais americanos vêm enfrentando uma dura queda na receita publicitária, com declínio nas vendas e a migração de leitores para a internet – onde encontram notícias de graça. Sobre a crescente tendência entre analistas e executivos de mídia de defender a cobrança pelo acesso aos jornais online, Schmidt opina que é ‘bastante improvável’ que as pessoas aceitem pagar por notícias na internet quando há tanta informação disponível gratuitamente em outros sítios. Ele acredita, entretanto, que assinaturas funcionariam para conteúdo especializado. Informações da AFP [20/5/09].