Reportagem publicada no Valor Econômico em 23/9/15, assinada por Deepa Seetharaman e Elizabeth Dwoskin, analisa as consequências da decisão do Facebook de limitar, a terceiros, o acesso a informações de seus 1,5 bilhão de usuários. As restrições, anunciadas no ano passado e em vigor desde maio, estão tendo efeitos em universidades, empresas e até na campanha presidencial dos Estados Unidos.
Dezenas de startups que usavam dados do Facebook fecharam as portas, foram compradas ou mudaram seus negócios. Consultores políticos correm para achar novas formas de acessar as conexões sociais dos eleitores antes da eleição presidencial de 2016.
“O Facebook dá e o Facebook tira”, diz Nick Soman, que coletava as localizações de amigos dos usuários do Facebook para melhorar seu aplicativo (app) de conversas anônimas Reveal. Ele vendeu o app ao serviço de música Rhapsody International. Soman diz que admira o Facebook, mas aprendeu a lição sobre confiar em uma outra empresa para obter um componente essencial de seu produto.
As novas regras refletem a mudança de atitude do Facebook sobre o uso de seus dados, considerados uma das fontes mais ricas de informação sobre as relações humanas.
Leia a íntegra da reportagem em:
http://www.valor.com.br/empresas/4237018/facebook-limita-acesso-dados-e-mercado-reage