Editorial de O Estado de S.Paulo (01/11/2015) comenta pesquisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas sobre o índice de confiança dos brasileiros nas instituições. Um dos resultados mostra que cresceu a confiança na imprensa escrita. Passou de 44% em 2014 para 47% em 2015.
Reproduzimos abaixo os primeiros três parágrafos do editorial:
Pesquisa realizada pela Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), indica uma queda brusca na confiança dos brasileiros em relação ao governo federal. No primeiro semestre de 2014, 29% confiavam no Poder Executivo federal. Agora, o porcentual foi de apenas 17%, índice que se aproxima da confiança no Congresso Nacional (15%) e nos partidos políticos (5%).
A finalidade da enquete, que ouviu 3.300 pessoas de 8 Estados – Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal –, é medir “a percepção dos brasileiros em relação ao respeito às leis e às ordens de algumas autoridades, retratando a ligação do indivíduo com o Estado de Direito”. Entre os itens analisados está a confiança nas instituições. A última edição da pesquisa, relativa ao primeiro semestre de 2015, revela que a crise pela qual atravessa o País teve consequências negativas na visão dos brasileiros sobre as instituições. Até o Ministério Público (MP) sofreu uma piora em seu índice. Agora, 43% dos entrevistados manifestaram crédito no MP, ante 48% no ano passado. As instituições que receberam maior índice de confiança foram as Forças Armadas (67%) e a Igreja Católica (58%).
Nesse tópico sobre as instituições, a pesquisa indica um crescimento da confiança do brasileiro na imprensa escrita. No primeiro semestre de 2014, 44% dos entrevistados haviam manifestado sua confiança na imprensa escrita. Agora, em 2015, foram 47%.
Leia versão integral da notícia no endereço http://digital.estadao.com.br/home.asp