Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Spotlight, um filme em debate

O filme Spotlight deflagrou um debate que aprofundou o desafio de rever o comportamento e até mesmo alguns valores do jornalismo nesta era de transformações nos paradigmas de comunicação. Trata-se de uma discussão que tem tudo a ver com as preocupações do Observatório da Imprensa, razão pela qual selecionamos quatro textos com abordagens diferentes :

alberto_dines_credito_rodrigo_ricardo_medioAlberto Dines mostra como o filme foi extraordinariamente didático na reprodução dos procedimentos do jornalismo investigativo desenvolvido pela equipe de repórteres do jornal Boston Globe e destaca a importância das revelações sobre a pedofilia entre padres católicos em Boston. Veja no texto  Resenha das resenhas: Brasil parece Boston

Foto Wikimedia / CCCarlos Eduardo Lins da Silva situa o filme na longa serie de obras cinematográficas sobre o jornalismo e mostra como a película fugiu da tradicional dicotomia entre o jornalista como herói ou como vilão. Leia Jornalismo sem glamour na telona, reproduzido do jornal Valor Econômico

 

Vera Guimaraes MartinsVera Guimarães Martins, a ombudsman do jornal Folha de São Paulo viu em Spotlight um caso a ser estudado sobre como financiar reportagens investigativas que exigem muitos profissionais, tempo e dinheiro. Leia a opinião de Vera em : Spotlight, a lorota da notícia grátis.

 

Artur XexeoArtur Xexéo, colunista de O Globo preferiu analisar o filme sob o ponto de vista da rotina do jornalismo praticado em redações e as dificuldades enfrentadas pelos projetos investigativos de longa duração. O texto de Xexéo tem o titulo Um filme sobre o bom jornalismo.