O ranking mensal de engajamento de jornais e portais nas redes sociais, organizado pela Torabit, revelou em janeiro os seguintes destaques:
* O R7 é o veículo de comunicação com a maior quantidade de seguidores nas redes sociais em janeiro de 2016.
* Mas o veículo que tem a maior taxa de engajamento, na média entre as redes, é o Estadão.
* No Facebook, especificamente, quem tem mais engajamento é O Globo.
* No Twitter, é o UOL.
* No Instagram, o campeão é o Estadão. O portal Terra não efetua atualizações nesta plataforma desde agosto de 2015.
A Torabit, é um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais. Os dados fazem parte da divulgação, a partir de agora sistemática, do ranking mensal de presença e engajamento de veículos brasileiros nas redes sociais.
No infográfico, que acompanha esta divulgação, pode-se ver detalhes do desempenho dos maiores jornais e portais do país no ambiente social da internet. Ou seja, examinar como se saíram os oito principais jornais e portais que possuem presença constante nas redes sociais.
A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos. Por enquanto, o Torabit divulga as taxas das três principais redes: Facebook, Twitter e Instagram.
Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. O algoritmo é composto pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores de cada veículo ao fim de cada mês.
O resultado final é a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos concorrentes de qualquer um dos veículos.