Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

“Think tanks” ocupam cada vez mais espaço na imprensa

Uma pesquisa feita por jornalistas da Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia mostrou que a imprensa destes países nórdicos está cada vez mais dependente de informações fornecidas por grupos de pesquisa, mais conhecidos pelo jargão acadêmico think tanks (reservatórios de pensamento), apesar da orientação política destas instituições.

Os think tanks se apresentam como organizações independentes mas, em sua maioria, são ligados a partidos políticos ou organizações corporativas. O estudo publicado pelo Observatório Jornalístico Europeu (European Journalism Observatory – EJO) afirma que os informes gerados por grupos de pesquisa integram uma nova estratégia de comunicação dos chamados “grupos de interesses especiais”, formados por políticos, grandes executivos e organizações religiosas ou assistencialistas.

Segundo o EJO, a informação publicada pela imprensa está sendo influenciada por três fatores predominantes: uso de métodos estratégicos de lobby e relações públicas para contextualizar fatos, dados e eventos; estratégias de longo prazo na promoção e defesa de interesses específicos; e o uso da informes produzidos por think tanks, apresentados pela imprensa como independentes apesar de seus vínculos a indivíduos e organizações com interesses próprios.

Mais detalhes em http://en.ejo.ch/media-politics/think-tanks (texto em inglês)