Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Tablóides rivais estudam acordo de cooperação

O que parecia impossível de acontecer pode virar realidade: Rupert Murdoch, proprietário do New York Post, e Mortimer B. Zuckerman, dono do Daily News, consideram unir funções operacionais dos tablóides concorrentes. Segundo noticia Tim Arango [New York Times, 16/7/08], fontes próximas aos empresários alegam que as duas companhias estão em contato desde maio, logo depois do anúncio da oferta de US$ 650 milhões da Cablevision Systems Corporation pelo Newsday, do grupo Tribune.


Murdoch e Zuckerman chegaram a fazer ofertas para comprar o diário – cada um ofereceu US$ 580 milhões, mas não conseguiram ultrapassar o valor da Cablevision. Eles ainda não chegaram a se reunir pessoalmente. Embora seja inusitado, não é a primeira vez que os rivais tentam chegar a um acordo. Em 1999, já houve tentativas de negociação.


Além de um acordo mais amplo entre o Post e o Daily News, os dois jornais e o Wall Street Journal – que também pertence a Murdoch – pensam em unir as operações de distribuição para economizar dinheiro. ‘A proposta é uma oportunidade que temos para termos custos menores, melhorarmos a eficiência e fortalecermos nossos respectivos jornais’, afirmou o porta-voz Howard Rubenstein, em nome dos três diários.


Advogados dos jornais estão procurando uma estrutura que não exija um acordo de fusão – o que implicaria na criação de uma entidade com um conselho separado. As empresas pretendem apenas combinar impressão, distribuição e outras tarefas administrativas, mantendo companhias e equipes diferentes.


Dúvidas


Uma questão central a ser decidida é qual parque gráfico seria usado. Há alguns anos, o Post investiu US$ 300 milhões em uma nova planta gráfica. Em fevereiro, o Daily News anunciou um grande investimento que o tornaria o primeiro jornal dos EUA a imprimir cada página separada a cores.


O Post tem prejuízo estimado em US$ 50 milhões ao ano, enquanto o Daily News consegue, a trancos e barrancos, manter o equilíbrio financeiro. Murdoch chegou a propor uma joint venture com o Newsday – o que resolveria o prejuízo do Post. Em relação à circulação, o Post ficou à frente do Daily News em 2006, em parte porque baixou o preço para US$ 0,25. Os dados mais recentes, do Audit Bureau of Circulations, mostram que os dois jornais estão quase empatados nos dias de semana – 703.137 de exemplares do Daily News e 702.488 do Post. Já no domingo, o Daily News consegue uma boa liderança – 704.157, comparado a 401.315 do rival.