Boa notícia para os ativistas pelos direitos à privacidade: o YouTube poderá ocultar informações de usuários dos registros históricos que terá de entregar à Viacom. ‘A Viacom retirarou sua demanda de ver o histórico de usuários do YouTube. Chegamos a um acordo para deixar anônimos estes dados’, afirmou o Google em declaração. No começo do mês (ver aqui), uma corte federal ordenou ao Google que entregasse os nomes de usuários, endereços de IP e histórico do YouTube à Viacom, que é proprietária da Comedy Central e da MTV. Isto gerou um debate sobre privacidade da rede e colocou a Viacom na defensiva. No ano passado, a Viacom acusou o YouTube de violar direitos autorais e pediu US$ 1 milhão em danos. Informações de Greg Sandoval [CNET News, 14/7/08].
Google e Yahoo! garantem que acordo aumentará competitividade
O Google informou ao Senado americano que seu acordo de publicidade fechado com o Yahoo! irá expandir a competitividade sem aumentar o percentual do Google no tráfego de buscas online. Pelo acordo, anunciado no mês passado, o Yahoo! divulgaria propagandas oferecidas pelo Google junto aos seus resultados de busca. As duas empresas também se comprometeram a não compartilharem informações pessoais dos seus usuários e a disponibilizar ‘firewalls de privacidade’, em audiência em um subcomitê de antitruste, políticas de competição e direitos do consumidor do Senado realizada na semana passada. A Microsoft alega que o acordo reduziria a competitividade no mercado publicitário online e aumentaria os preços dos anúncios. A preocupação do subcomitê é que uma única empresa domine o mercado publicitário de anúncios online e acumule uma grande quantidade de informações pessoais de usuários. Informações de Molly Peterson [Bloomberg, 15/7/08].