Com 3,94% na taxa média diária de engajamento nas redes Facebook, Instagram e Twitter, o gaúcho Zero Hora segurou a liderança no mês de novembro.
O Estadão manteve o segundo lugar, com 2,80% na taxa média diária, enquanto o UOL também repetiu o terceiro lugar, com 2,39%.
Tanto Zero Hora quanto o Estadão garantiram os dois primeiros lugares com a ajuda do Instagram, onde alcançaram taxa média diária na ordem de 8,01% e 5,19%, respectivamente, o que “puxou” a taxa média geral de ambos para cima.
A disputa entre Zero Hora e Estadão tem sido ferrenha desde o início do ano. Em dez meses, Estadão esteve à frente cinco vezes e Zero Hora idem. Houve empate em setembro. Falta um mês para ver se algum deles se sairá melhor neste ano no trabalho diário de engajamento de seus leitorados nas redes sociais.
Entre os onze veículos online pesquisados, o que mais cresceu no mês de novembro em relação a outubro foi O Globo, com um impulso de 66% a mais na taxa. Mas a sua taxa diária média de 1,23% o coloca na oitava posição do ranking.
Garantiram boas taxas de crescimento no mês também os veículos Folha (37%), R7 (27%) e Veja (23%).
Só quatro veículos caíram na comparação entre novembro e outubro: Zero Hora e Estadão (ambos perderam 1%) e Valor e Época com quedas de 7% e 2%, respectivamente.
Em se tratando da quantidade de fãs e seguidores, a situação do líder segue inalterada com o R7 bem à frente de seus competidores, com 12,7 milhões de fãs no Facebook . Veja mantém o segundo lugar com 6.878.011 fãs registrados em novembro. No entanto, vem sendo ameaçada pelo UOL, que finalizou o mês com 6.855.161 fãs no Facebook.
No Twitter, Veja segue a campeã de seguidores com 7,4 milhões.
No Instagram, a liderança também é do R7, com 1,6 milhão de seguidores.
Em relação à taxa de engajamento em cada rede, chama a atenção o desempenho do UOL no Facebook e no Twitter onde é o primeiro com 5,47% e 0,37% respectivamente.
No Instagram, o Zero Hora segue na frente.
Sobre o ranking do Torabit
Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais.
A média diária de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.
A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Para calcular a taxa de engajamento diária, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentual, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.
Para compor o índice final, calcula-se a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo, em cada uma das plataformas sociais analisadas.
***
Caio Túlio Costa é jornalista e um dos diretores de Torabit