A equipe do Observatório da Imprensa presta contas sobre a arrecadação da campanha “O Observatório precisa de você”, hospedada pelo site Kickante entre os meses de agosto e novembro. Conforme o nosso compromisso, o dinheiro arrecadado será totalmente revertido para o site. Uma de nossas maiores prioridades é garantir a hospedagem do Observatório da Imprensa ao longo de 2017. Estamos em processo de definição de um novo modelo de hospedagem. Voltaremos a prestar contas assim que essa questão estiver definida.
Em termos de receita, recebemos 1.314 doações, arrecadando o total bruto de R$ 102.808,00. Desse montante, pagamos uma comissão líquida de 16% ao site Kickante. O total de custos, que inclui a compra, preparo e envio de recompensas como camisetas, livros e DVDs e a divulgação da campanha no Facebook atingiu R$ 47.668,70 (tabela abaixo). O saldo é de R$ 55.139,30. Desse total, deduziremos os impostos a serem calculados e pagos em janeiro. Esclarecemos que apesar de sermos uma associação sem fins lucrativos, somos enquadrados pela Receita Federal no regime de lucro presumido. Assim que os impostos forem recolhidos, voltaremos a prestar contas. Todos os comprovantes da campanha estão à disposição do público.
Agradecemos novamente a generosidade dos que apoiam o Observatório da Imprensa, o único veículo independente de crítica da mídia do país.
Demais observações:
- As 1.314 doações recebidas foram feitas por 1.266 doadores, pois parte deles fez mais de uma doação no site Kickante.
- Do total de 1.226 doadores, 223 tiveram seus nomes incluídos da lista de doadores publicada pelo Observatório, enquanto outros 294 optaram por doações anônimas.
- Outros 560 doadores escolheram a camiseta do Observatório.
- A coleção de DVDs do programa Observatório da Imprensa na TV foi enviada a 40 doadores, enquanto outros 197 escolheram livros como recompensa.
- O Projor, que mantém o Observatório da Imprensa, recebeu 69 exemplares de livros como doação para a campanha, tendo comprado outros 128 exemplares.
- Não foi preciso comprar DVDs, pois eles já pertenciam ao Observatório da Imprensa.
***
Equipe do Observatório da Imprensa