Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Zero Hora é o campeão em 2016, O Globo cresce em dezembro

Com taxa média diária de 3,38% de engajamento nas três principais redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), o veículo online gaúcho Zero Hora fechou o ano de 2016 na frente dos seus concorrentes e, ainda, com a maior quantidade de conquistas mensais: seis contra cinco do Estadão. Torabit dezermro 2016

O Estadão, ainda segundo a empresa Torabit, fechou o ano em segundo lugar. Ficou cinco meses na frente e atingiu 3,22% na taxa média em dezembro.

A disputa entre Zero Hora e Estadão foi bastante competitiva desde o primeiro mês de 2016. Em setembro, ambos empataram na taxa média. Em dezembro, o Zero Hora manteve a liderança e fechou a conta.

A reação do Zero Hora deu-se a partir do mês de outubro sustentada em especial para as taxas diárias no Instagram, fator de desequilíbrio contra todos os seus concorrentes em geral embora um pouco abaixo do Estadão em dezembro.

Há mais novidades em dezembro: O Globo foi o veículo online que mais cresceu no mês, 23%, também com investimento nos trabalhos no Instagram.

Outra conquista notável foi o segundo lugar do UOL na quantidade de fãs no Facebook. O decano na internet brasileira atingiu a barreira dos 7 milhões de fãs, ultrapassando a Veja e assegurando o segundo posto atrás do R7, firme na liderança com quase 13 milhões de fãs.

No Twitter, Veja continua a campeã de seguidores com 7,4 milhões.

No Instagram, a liderança é do R7, com 1,6 milhão de seguidores.

Em relação à taxa de engajamento em cada rede, continua chamando a atenção o desempenho do UOL tanto no Facebook quanto no Twitter onde é o primeiro com 5,97% e 0,38% respectivamente.

No Instagram, o Estadão fechou o ano na frente com 6,11% de taxa média diária.

Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais. A média diária de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.  A taxa de engajamento mede diariamente o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.

Para calcular a taxa de engajamento diária, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentual, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.

Para compor o índice final, calcula-se a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.

O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo esportivo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

***

Caio Túlio Costa é jornalista, escritor e um dos criadores do Torabit