Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Presidente da Globovisión sofre nova investigação


Promotores venezuelanos irão investigar o presidente da emissora de TV aberta Globovisión, Guillermo Zuloaga, crítica ao presidente Hugo Chávez, por uma nova acusação – desta vez, por ‘crime ambiental’. Animais selvagens empalhados teriam sido encontrados em sua residência, noticia a AP [2/6/09].


Há menos de 15 dias, Zuloaga já havia sido intimado a enfrentar acusações por crimes não especificados relacionados a 24 veículos Toyota novos encontrados em sua propriedade durante uma recente busca policial. Em relação a este caso, autoridades teriam ainda descoberto ‘supostas irregularidades’ em duas revendedoras da Toyota de propriedade de Zuloaga. Ele explicou que guardou os carros em sua residência por segurança, pois uma de suas revendedoras foi roubada, e sugeriu que o governo estava usando a investigação para intimidá-lo.


Chávez negou acusações que as investigações estejam relacionadas à Globovisión – única TV aberta oposicionista -, mas atacou as organizações de mídia privadas que ele acusa de conspirar contra sua administração. No mês passado, reguladores começaram a investigar a Globovisión por supostamente incitar ‘pânico e ansiedade’ ao criticar o governo por sua lenta resposta a um terremoto moderado.