Com 3,31% na média da taxa diária de engajamento nas redes sociais, o gaúcho Zero Hora continua à frente no mês de abril de 2017 entre os doze veículos monitorados pelo Torabit.
A Exame, que conquistou o segundo posto no mês passado, viu o Estadão retomar o segundo lugar, com 2,80% de taxa média, enquanto a Exame ficou em terceiro, com 2,39%.
Dessa forma, a disputa pelo primeiro lugar na preferência dos usuários retoma a formação original que já dura mais de ano: Estadão versus Zero Hora.
Exatamente como das outras vezes, foi o bom desempenho no Instagram que puxou o Zero Hora para o primeiro lugar – a taxa média diária do gaúcho nesta rede foi de 7,44%, dois pontos percentuais à frente do Estadão, que é o segundo colocado no Instagram, com 5,44% de taxa média em abril.
O veículo que mais fez crescer sua taxa de engajamento foi a Folha, com 16,26% de crescimento de março para abril. Zero Hora foi o segundo neste quesito, com crescimento de 12,20%.
Quem mais perdeu consistência na taxa foi o Terra, com queda de 48,21%, seguido pelo R7, com queda de 38,33%
No Facebook, a campeã continua sendo a Exame, com taxa de 6,09%.
No Twitter, o melhor desempenho segue com o UOL, com taxa de 0,32%.
No Instagram, como dito acima, o destaque é o Zero Hora.
Sobre o ranking do Torabit
Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, uma plataforma de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais.
A média diária de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.
A taxa de engajamento mede diariamente o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Para calcular a taxa de engajamento diária, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem.
***
Caio Tulio Costa é jornalista e escritor