Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalistas escrevem biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht

marcelo2 Um dos principais personagens dos últimos anos do Brasil, o empresário Marcelo Odebrecht é revelado pelos jornalistas Regiane Oliveira e Marcelo Cabral no livro “O Príncipe – Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht”, lançamento da editora Astral Cultural .

Regiane Oliveira, que atualmente trabalha no El País Brasil, e Marcelo Cabral, que soma mais de 15 anos de carreira e nos últimos quatro anos atuou como editor na revista Época Negócios, da Editora Globo, somaram experiências, conhecimentos e fontes em um árduo trabalho de levantamento de dados e investigação. Ambos realizaram dezenas de entrevistas com fontes próximas ao empresário, além de terem acesso aos inquéritos que correm na Justiça sobre as 41 fases da operação Lava Jato.

O resultado dessa pesquisa pode ser conferido nas mais de 400 páginas do livro, que revela de modo inédito a personalidade detalhista, disciplinada e obstinada de Marcelo Odebrecht. A obra revela toda a trajetória do herdeiro da maior dinastia corporativa brasileira, que recebeu o apelido de Príncipe, desde sua infância em Salvador, passando pela ascensão nos corredores da empresa familiar até a queda, com sua prisão pela Polícia Federal, bem como sua vida no cárcere e os detalhes de sua explosiva delação premiada.

O mergulho nesse universo de informações tem um propósito: mostrar como a vida do presidente do grupo Odebrecht é um desfile de paradoxos. Ao mesmo tempo em que possuía uma fachada de cidadão de bem – pai carinhoso, marido atencioso e homem discreto, avesso à ostentação, bem como um empresário que deu emprego a quase 200 mil pessoas, pagou bilhões de reais em impostos e levou um dos maiores grupos empresariais do país a uma era de ouro – também exercia a corrupção nas sombras.  Montou um sistema profissional de pagamento de propinas e caixa dois para uma legião de políticos de todos os espectros ideológicos e subverteu a cultura corporativa criada pelo seu avô, a TEO, uma espécie de teologia que prega a honestidade e a transparência.

Marcelo Odebrecht era, simultaneamente, o empresário respeitável, condenado como líder de quadrilha. Amado pelos funcionários. Temido pelos políticos. Um Príncipe que se sentia como o bobo da corte da República.Parte do material de pesquisa dos autores, como a transcrição da delação premiada feita por Marcelo Odebrecht à Justiça, estará disponível no site www.livrooprincipe.com.br, a partir do dia 1º de julho.

Sobre os autores

Marcelo Cabral tem 40 anos e é jornalista com experiência tanto nas funções de editor como de repórter. Ao longo de mais de 15 anos de carreira, teve oportunidade de trabalhar nos principais veículos da imprensa brasileira, em diversos formatos de mídia e setores de atuação.  Seu posto mais recente foi como editor na revista Época Negócios, da Editora Globo, onde trabalhou nos últimos quatro anos.

Marcelo foi indicado ao prêmio Comunique-se em 2013, 2014 e 2016 como Jornalista do Ano em economia, na categoria Impresso. Além da graduação em comunicação, cursa um MBA em Finanças e tem concluído outro em Inovação, bem como uma pós-graduação em Jornalismo Internacional – que inclui viagens, cobertura e experiências em vários países além do Brasil. Fora da redação, gosta de literatura, cinema, ciências, política e esportes.

Regiane Oliveira é jornalista e historiadora. Defensora apaixonada da escola pública de qualidade, desde 2001 atua na cobertura de economia e negócios em veículos como Gazeta Mercantil e Brasil Econômico, além de produzir reportagens para Rolling Stones, Fórum e Valor Econômico. Em 2014, foi contemplada com a bolsa de estudos Erasmus Mundus, com a qual cursou mestrado em direitos humanos na Suécia, Noruega e Inglaterra. Atualmente, trabalha no portal de notícias El País Brasil.