A primeira fase do Atlas da Notícia, projeto de iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab, termina no próximo dia 30 de setembro, prazo final para o cadastramento de veículos jornalísticos de todo o Brasil.
Antecipamos, nesta edição, algumas das histórias por trás dessas publicações de impacto regional. Nós ouvimos os editores do O Beltrano, site de notícias de Belo Horizonte e do Paralelo Jornalismo, de Joinville em Santa Catarina, publicações que já enviaram seus dados para o Atlas da Notícia. Um conteúdo que antecipa algo da diversidade de práticas a serem identificadas pelo levantamento, assim como os espaços territoriais sem a presença mediadora do jornalismo.
Veja, abaixo, trechos das respostas das reportagens publicadas nesta edição.
“O Paralelo Jornalismo é um site independente criado em março deste ano, em Joinville, com o objetivo de aprofundar debates sobre o que ocorre no município mais populoso de Santa Catarina. Por isso, a proposta do Paralelo não é noticiar antes, mas noticiar melhor, produzindo duas reportagens semanais e deixando de lado os textos factuais.” (Veja reportagem completa)
“O Beltrano é um site de notícias colaborativo e alternativo à mídia tradicional. Somos um grupo decidido a fazer jornalismo com qualidade e honestidade. Nosso objetivo é mostrar uma Belo Horizonte mais moderna, complexa e multifacetada do que a cidade retratada pelos grandes jornais. Nossa proposta é fazer reportagens profundas sobre temas relevantes”. (Veja reportagem completa)