MÍDIA & POLÍTICA
Petrobras usa blog para vazar reportagens
‘Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras decidiu tornar públicos, em um blog que criou na internet, os e-mails enviados por jornalistas que procuram a assessoria de comunicação da empresa, no Rio, para obter informações e esclarecimentos para reportagens que ainda estão em andamento.
A empresa colocou o blog no ar no último dia 2, como parte da estratégia da comunicação lançada pela estatal após a abertura da CPI (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).
Na noite de ontem, o objeto de reportagens que a Folha ainda apura – com questões endereçadas à empresa, para que possa oferecer a sua versão dos fatos- foi publicado no blog pela Petrobras.
A Folha fez perguntas a respeito da contratação de advogados sem licitação, sobre os custos de um gasoduto no Amazonas e, por último, acerca de gastos com patrocínios de festas no Nordeste.
Questionado pela Folha, o gerente de imprensa da estatal, Lúcio Pimentel, disse que a Petrobras vai manter a decisão de divulgar e-mails de reportagens ainda em andamento. Disse que se trata de uma ‘política de transparência’ adotada pela direção da empresa.
A atitude da Petrobras motivou os jornais ‘O Estado de S. Paulo’ e ‘O Globo’ a indagar se a empresa havia pedido autorização à Folha para divulgar seus e-mails. A Petrobras respondeu: ‘Não houve divulgação do e-mail, e sim das perguntas e respostas dadas ao jornal [Folha]. No entendimento da Petrobras não há ilegalidade, pois o conteúdo divulgado é público’.
Segundo a companhia, a ‘intenção é tornar públicas as respostas enviadas pela companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa’.
Segundo a Petrobras, o blog é gerido por ‘profissionais da empresa’. De acordo com resposta divulgada mais cedo no blog, por conta de reportagem de ‘O Globo’, a Petrobras conta com 1.050 jornalistas contratados, sendo 400 na área da comunicação institucional.
A Petrobras também tem usado o blog para comentar e criticar reportagens já publicadas pela imprensa.
Dos comentários postados no blog até a noite de ontem, a maioria era de apoio à companhia. Muitos atacavam veículos de comunicação e jornalistas. Conforme o texto sobre a política de comentários, eles precisam passar por um moderador da empresa antes de ir ao ar.
O advogado José Paulo Cavalcanti Filho, especialista em legislação de imprensa, diz não ver ilegalidade. ‘É apenas uma deselegância com os jornais. Do ponto de vista da democracia, não é ruim, pois a ideia é que a pergunta vai ao ar, de maneira que qualquer um do povo toma conhecimento.’’
BERLUSCONI vs. EL PAÍS
Berlusconi diz que processará jornal por fotos
‘O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, 72, queixou-se de ‘invasão de privacidade’ e prometeu processar o jornal espanhol ‘El País’ por publicar fotos -censuradas na Itália- do premiê cercado de mulheres seminuas em sua mansão na ilha da Sardenha.
O tema se sobressaiu no último dia de campanha eleitoral na Itália, que elegerá, entre hoje e amanhã, seus 72 membros do Parlamento Europeu e representantes provinciais.
‘São fotos inocentes’, disse ontem Berlusconi. ‘Não há escândalo, mas isso é uma violação de privacidade.’
Uma das fotografias mostra mulheres só com a parte de baixo do biquíni; outra mostra um homem pelado à beira da piscina -o ex-primeiro-ministro tcheco Mirek Topolanek, segundo ele próprio admitiu. Mas ele acusou as fotos de estarem ‘modificadas’.
O caso chamou a atenção de promotores italianos, mas por outro motivo: Berlusconi costuma levar convidados à ilha em aviões militares, e as fotos foram tiradas quatro meses antes de o premiê aprovar lei que lhe permite transportar acompanhantes em voos oficiais.
O ‘El País’ defendeu o ‘interesse público’ das fotografias. ‘Não é uma tentativa de julgar sua moral como cidadão, mas de demonstrar que, como primeiro-ministro, ele está tentando transformar a arena democrática em uma mera extensão de suas amizades e seus entretenimentos. (…) Há razões para advertir que o premiê está colocando em jogo o futuro da Itália como Estado de direito’, defendeu o editorial do jornal.
O fotógrafo Antonello Zappadu, autor das fotos, tentara antes vendê-las à revista italiana ‘Panorama’ -vinculada ao império midiático de Berlusconi-, que as rejeitou. Depois, as fotos foram vetadas pela Justiça. Mas ontem o jornal ‘La Repubblica’ as reproduziu.
Polêmicas sobre a vida privada de Berlusconi não são novidade. Há um mês, sua mulher, Veronica Lario, disse que ia pedir o divórcio depois que o partido do marido, o direitista Povo da Liberdade (PDL), decidiu inscrever beldades da TV como candidatas ao Parlamento Europeu. Ela também se queixava do suposto caso do premiê com uma garota de 18 anos.
Não se sabe o efeito dos escândalos nas eleições de hoje -de voto facultativo-, mas o PDL lidera as pesquisas.
O chanceler italiano, Franco Frattini, lamentou ao ‘Financial Times’ que as fofocas tenham dominado o debate no país, mas defendeu Berlusconi. ‘Se sua consciência está limpa, você dorme bem. Meu primeiro-ministro dorme bem.’’
VENEZUELA
TV opositora é multada e alvo de processo
‘O governo da Venezuela multou o canal privado de TV Globovisión em valor equivalente a US$ 3,1 milhões e pediu ao Ministério Público a abertura de uma investigação contra a emissora, crítica ao governo de Hugo Chávez.
As multas se referem a uso não autorizado de antenas e de sonegação de impostos em difusão de propaganda política.
A polícia apreendeu peças de animais dissecados na casa Guillermo Zuloaga, presidente do canal, que será investigado por crime ambiental. Ele se diz vítima de perseguição.’
TELEVISÃO
TNG desfila casal da novela das oito
‘Os atores Juliana Paes e Rodrigo Lombardi -o casal Maya e Raj da novela ‘Caminho das Índias’- serão as estrelas do desfile de mais de R$ 400 mil da TNG, que acontece amanhã no Fashion Rio.
Essa não será a única novidade. Após quatro estações como consultora da marca, a partir desta temporada a jornalista Regina Guerreiro assume a direção criativa da TNG.
O desfile com os atores globais é um exemplo que ilustra bem o equilíbrio delicado que a grife vem buscando fazer entre o repertório fashion sofisticado de Regina e o pragmatismo comercial da grife do empresário Tito Bessa. ‘Não faço a menor questão de ter Juliana ou qualquer celebridade na passarela. Mas sei que é um bom recurso de marketing’, diz a jornalista.
Regina atua na moda desde os anos 60 e acompanhou o auge do prêt-à-porter europeu. Seu olhar exigente e seu estilo irônico a tornaram uma das editoras de moda mais incensadas e temidas do país. A TNG, por sua vez, criada em 1984 e com 130 lojas próprias, tem uma história de sucesso comercial baseada numa roupa básica e acessível.
O casamento entre os dois parecia impossível, mas aconteceu. ‘Regina conhece a moda de ‘A’ a ‘Z’, e isso facilita as coisas’, elogia Tito. ‘Na TNG, estou aprendendo a ter a objetividade que eu não tinha. O básico é o futuro da moda’, argumenta Regina.
De repente, a tensão aflora. ‘Regina ainda tem alguns ranços de luxo, mas eu brigo para domá-los’, acrescenta o empresário. ‘O básico da TNG tem que ter um certo elã. Não podemos cair na Mesmice Futebol Clube’, alfineta a jornalista.
Falso confronto
Parece que vai se iniciar um tiroteio, mas Tito ri e Regina também. Amigos há quatro anos, eles aprenderam a se divertir com suas disputas. ‘Tive outros estilistas na TNG, mas eles queriam mudar a grife, ignoravam o mercado que nos esforçamos para conquistar’, diz o empresário.
Na TNG, Regina e sua equipe cuidam da criação das peças conceituais que vão para a passarela. Tito comanda o desdobramento da coleção comercial. A ideia do empresário é diminuir a diferença entre as duas coleções e, para tanto, planeja criar nos próximos meses 25 lojas-conceito da grife.
Animada para o desfile de amanhã, Regina adianta que a coleção é inspirada em tribos indígenas e confessa: ‘Juliana é uma moça linda, mas estou mais interessada em vestir o bonitão do Raj’.’
Fábio Grellet
Regina Casé faz crônica das tendências das ruas
‘Mostrar o que está na moda em relação a seis temas: cabelo, comida, viagens, celebridades, fala e festas. Essa é a intenção de Regina Casé no quadro ‘Vem com Tudo’, que estreia amanhã no ‘Fantástico’, da TV Globo. Por enquanto estão previstos só seis episódios, com cerca de dez minutos cada um. O tema de amanhã é cabelo.
Para falar sobre cada tema, Casé leva uma tribuna para a rua, onde faz comentários e colhe depoimentos.
‘Sempre fui muito observadora. As pessoas brincam que eu vou à padaria e parece que fui a Marte, por causa da quantidade de novidades que trago da rua. Em qualquer reunião que vá, antes de começar, faço comentários sobre o que vi, o que percebi. Por isso imaginamos que eu poderia ser uma cronista na TV. A ideia inicial era que eu fizesse uma crônica cotidiana, sem sair do estúdio. Mas, como as tendências estão nas ruas, não dava para ficar parada’, diz Casé, que já retratou as ruas em programas como ‘Central da Periferia’.
Para ilustrar as situações narradas nos depoimentos, ela vai atuar como personagem em esquetes de humor que simulam vídeos caseiros, boa parte deles gravados nas ruas.
No episódio de hoje, ela representará uma cabeleireira expert em cortes ‘emos’ -referência a um grupo de jovens de estilo melancólico que geralmente usa cabelo liso e enorme franja sobre o rosto.
No episódio sobre comida, a personagem volta de uma festa criticando o rissole servido. ‘A ideia não é dizer o que deve ou não ser usado, mas sim retratar o cotidiano com humor’, diz.
O quadro também vai apresentar vídeos caseiros enviados por telespectadores pela internet. Para isso, a Globo lançou um blog no site do ‘Fantástico’ (http://especiais.fantastico. globo.com/vemcomtudo/).
Até a última sexta-feira, os vídeos enviados já abordavam 18 temas diferentes. Com tanto material, não será surpresa se o quadro der origem a um programa, como ocorreu com outros projetos de Casé. ‘Mas por enquanto não pensamos nisso’, diz a atriz, que considera o programa dominical ‘um bom espaço para experimentações’.
Para não destoar dos trabalhos enviados pela web, os vídeos em que Regina Casé é personagem terão cenas fora do enquadramento, trêmulas e com edição precária, para dar a impressão de amadorismo.
‘É um programa com diversos sotaques, várias entonações. Queremos mostrar múltiplas facetas do país. O que é tendência para uns não é para outros, e por isso teremos opiniões variadas sobre um mesmo tema’, diz Estevão Ciavatta, diretor-geral do quadro e marido de Casé.’
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