A página Torabit nas Eleições 2018, lançada nesta semana, passa a publicar uma série de informações relevantes sobre o novo ecossistema eleitoral. Os dados disponíveis permitem avaliar o interesse do público pelas eleições e comparar a presença digital dos concorrentes. O material é uma ferramenta para avaliação de eleitores, imprensa e dos pré-candidatos à Presidência.
Quais assuntos e palavras aparecem em torno do universo das eleições? Em quais Estados se posta? Quanto se posta por gênero, por exemplo? Quantos seguidores têm cada candidato em cada rede? Quantas postagens cada um faz por dia? Qual o resultado (em termos de curtidas, comentários e compartilhamentos) de cada pré-candidato? Qual a taxa de engajamento de cada pré-candidato com seu público?
O resultado do primeiro monitoramento mostra que Jair Bolsonaro tem a maior quantidade de fãs no Facebook: 5,2 milhões. Lula vem em segundo, com 3,1 milhões. Mostra também que, entre os pré-candidatos com mais de 500 mil seguidores no Facebook, foi Álvaro Dias quem mais produziu posts (97 nos últimos sete dias), mas quem mais teve curtidas foi Jair Bolsonaro (mais de 366 mil), também aqui seguido por Lula, com mais de 120 mil curtidas. A maior taxa de engajamento, que mede a quantidade de ações (curtidas, comentários e compartilhamentos) produzidas pelos usuários, ficou com Álvaro Dias (8,64% na média diária) contra 4,01% de Bolsonaro e 3,69% de Lula. O exame da página vai mostrar dezenas de outras informações relevantes.
No Twitter, a campeã de seguidores é Marina Silva, com 1,8 milhão. Quem mais postou também foi Álvaro Dias, publicando 186 posts no período (últimos sete dias). Quem teve mais retuítes foi Bolsonaro (20.190) e quem liderou a taxa de engajamento foi Bolsonaro, com média diária de 4,28%.
As redes escolhidas para participar do monitoramento foram Facebook, Twitter, Instagram e YouTube — as quatro principais em termos de audiência e presença.
Atualizada diariamente, a página vai mostrar o que aconteceu no dia anterior e também nos últimos sete dias. O usuário tem disponíveis o desempenho dos pré-candidatos — todos que tiverem mais de 500 mil fãs no Facebook — ou o resultado do monitoramento daquilo do que se fala na rede sobre possíveis candidatos ou sobre eleições. Gráficos, posts e informações permitem uma interpretação clara dos dados.
O Torabit — junção de “tora” (força) com “bit” (unidade mínima de informação digital) — é uma plataforma de inteligência e análise que ajuda clientes na definição de estratégias de mercado, conteúdo e influência online e offline.
Criado no Brasil, o Torabit captura e processa informações de grandes fontes de dados de forma rápida e escalável, concentrando em um só lugar as alavancas necessárias para amplificar a presença digital por meio de análises automáticas de sentimento, clustering, comparação de perfis, interpretação de textos e construção de rankings. Os dados podem ser consultados em http://eleicoes.torabit.com.br/.