Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Produtor de TV detido em Denver

Um produtor da ABC News foi preso na quarta-feira (27/8) em Denver, onde ocorre a Convenção Democrata, quando tentava, junto a uma equipe de filmagem, obter imagens de senadores democratas e grandes doadores do partido deixando uma reunião em um hotel. Asa Eslocker estava na calçada quando um sargento e outros cinco policiais se aproximaram e torceram seu braço para algemá-lo. No momento da detenção, os policiais se recusaram a explicar as acusações contra o produtor, que trabalha na unidade investigativa da ABC News. Eslocker foi levado de camburão a uma delegacia próxima.


Posteriormente, um policial informou aos advogados da emissora que o produtor era acusado de invasão de propriedade e de não obedecer a uma ordem legal. Ele afirmou ainda que os policiais foram ao local seguindo uma queixa do Brown Palace Hotel, onde ocorria a reunião democrata. Em um vídeo do incidente, um policial é visto ordenando que Eslocker saia da calçada que, segundo ele, seria propriedade do hotel. O produtor é, então, empurrado pelo meio do trânsito para o outro lado da rua. Duas horas depois, ele é preso – os policiais torcem seu braço e colocam a mão em seu pescoço; um deles fuma um charuto durante a ação.


Eslocker foi solto após pagar fiança de US$ 500. O produtor e sua equipe investigavam o papel de lobistas de empresas e doadores abastados na Convenção para uma série de reportagens intitulada ‘O Caminho do Dinheiro’, para o programa World News with Charles Gibson. Informações de Brian Ross [ABC News, 27/8/08].