Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Fã do bruxinho proibido de publicar léxico

O americano Steven Jan Vander Ark levou sete anos para escrever um guia para os livros do bruxinho Harry Potter, personagem criado pela escritora britânica J.K. Rowling. Na semana passada, entretanto, um tribunal em Manhattan proibiu a publicação do guia. A editora americana RDR Books, que tentava publicar o livro de Ark, era processada pela escritora e pela Warner Brothers, companhia que levou as histórias de Harry Potter ao cinema. A acusação era de que o guia usava quantidade considerável da obra de J.K. Rowling.

Ark, de 50 anos, afirmou que sua admiração por Harry Potter e por J.K. Rowling não mudará com a sentença. ‘Tivemos um desacordo sobre a definição de um livro específico. Foi um desacordo legal. Não foi pessoal’, ressaltou, apesar de, no tribunal, a escritora tê-lo acusado de ‘roubar’ 17 anos de seu trabalho. Ele diz que teve a idéia de fazer o dicionário impresso sobre os livros em resposta a pedidos de fãs de um sítio que mantinha na internet, chamado Harry Potter Lexicon – depois da sentença desfavorável, a página foi tirada do ar.

Ele agora finaliza seu outro projeto: o livro Em busca de Harry Potter, sobre suas viagens a locais descritos nos livros do bruxinho, deve ser lançado em outubro. Segundo o escritor Ark, que já foi professor e bibliotecário, trata-se de um livro de memórias de suas viagens, e não deverá lhe trazer problemas legais. Informações de John Eligon [The New York Times, 9/9/08].