Esta edição do Observatório da Imprensa é mais uma dedicada ao Atlas da Notícia, projeto que busca conhecer a realidade da imprensa local no território brasileiro, através de jornalismo de dados e reportagens especiais produzidas em várias partes do país. Dessa vez, as repórteres Elvira Lobato e Ana Terra Athayde estiveram em Altamira, cidade paraense de 113 mil habitantes na região do Rio Xingu.
As reportagens, produzidas no mês de janeiro, trazem dados sobre a presença da televisão como principal veículo informativo, por força da legislação que estimula a programação local por retransmissoras na região do Amazonas. E também mostram como a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte trouxe mudanças para o jornalismo local. Acostumados a cobrir a comunidade local, os repórteres de Altamira se viram desafiados a tratar de uma tema de interesse nacional e internacional.
As reportagens em textos e vídeo complementam outras já publicadas nas edições anteriores do Observatório da Imprensa. Ana Terra e Elvira Lobato estiveram, no final do ano passado, em Mariana-MG e Arapiraca e Palmeiras dos Índios em Alagoas e, em fevereiro de 2019, em Cidade Ocidental, Goiás.
Na cidade mineira, elas demonstraram como a imprensa local cobriu o rompimento da barragem do fundão e, nos municípios alagoanos, a pauta foi a concentração dos veículos informativos nas mãos de políticos e as ameaças e atentados contra jornalistas. A imersão em Cidade Ocidental revelou um deserto de notícias: os efeitos da ausência de jornalismo numa localidade próxima o centro de poder, a capital federal.
O que é o Atlas da Notícia?
Uma iniciativa para mapear os veículos jornalísticos no território brasileiro e fornecer dados a pesquisadores, empreendedores e jornalistas a fim de gerar novos conhecimentos sobre jornalismo local no Brasil.
O Atlas da Notícia é realizado pelo PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo em parceria com o Volt Data Lab, responsável pela pesquisa, análise e visualização dos dados. A Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, é parceira institucional do projeto, que é inspirado na iniciativa America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.
Veja, aqui, um resumo da reportagem em vídeo de Ana Terra Athayde em Arapiraca:
A segunda edição do Atlas da Notícia é financiada pelo Facebook.
O projeto está aberto a sugestões.