Uma pesquisa realizada pela The7Stars revelou que a recessão econômica está tendo um impacto no consumo de mídia. Mais de um quarto de consumidores britânicos planejam reduzir ou cancelar suas assinaturas de TV a cabo ou satélite no Reino Unido, 15% a mais que há seis meses, noticia Alexandra Taylor [MediaWeek, 10/6/09].
Além disso, 46% dos entrevistados afirmaram que eles parariam de comprar seu jornal, caso o preço subisse e ¾ deles opinaram que anúncios de TV caros são uma perda de tempo nos dias de hoje. ‘Audiências mais jovens não tiveram problema algum com campanhas publicitárias caras, já os mais velhos foram mais céticos. As marcas precisam pensar em como atingir seu público’, informou Will Phipps, que liderou o estudo. ‘Há um grande debate sobre se consumidores devem pagar por mídia. Nos últimos cinco a 10 anos, consumidores ficaram mais motivados com a mídia gratuita’, avaliou Jenny Biggam, sócio-fundador do The7Stars. ‘É importante que empresas testem diferentes modelos – elas não podem contar 100% com vendas ou lucros publicitários’, complementou Phipps.