Consumidores estariam dispostos a pagar por conteúdo digital na medida em que empresas exploram novos modelos de pagamento online, avaliaram executivos da indústria do entretenimento no lançamento oficial do relatório ‘Mídia e Entretenimento 2009-2013’, da PricewaterhouseCoopers. ‘As pessoas vão pagar pelo que gostam. Eles não vão pagar por algo que acham medíocre’, opina Tom Ascheim, CEO do semanário Newsweek.
Para Les Hinton, CEO da Dow Jones e publisher do Wall Street Journal, os jornais cometeram o ‘grande erro‘ de fornecer conteúdo de graça na web por muito tempo, o que permitiu que o Google se tornasse um ‘vampiro digital’. ‘Eles deram aos caninos do Google um bom lugar para morder’, brinca.
Ainda assim, Hinton sugere que há lugar para as empresas de mídia lucrarem, com o Google perdendo o poder ao longo do tempo. Ele também observa que a Dow Jones está trabalhando em uma plataforma técnica que irá permitir às pessoas pagar pelo WSJ e demais conteúdo do grupo, sem dar maiores detalhes. Especialistas argumentam que, quanto mais empresas começam a cobrar por conteúdo digital, é necessário um novo sistema de pagamento que torne o processo mais simples. Diversas companhias já estão desenvolvendo tal sistema. Informações de Georg Szalai [Editor & Publisher, 24/6/09].