Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Morre Javier Dario Restrepo

(Foto: Fundación Gabo)

Publicado originalmente no site objETHOS

Aos 87 anos e depois de uma vida inteira dedicada ao jornalismo, morreu em Bogotá (Colômbia) o jornalista Javier Dario Restrepo. Ele era considerado um dos principais nomes dos debates sobre ética jornalística na América Latina e, desde 1995, atuava na Fundación Gabo, dando cursos sobre o tema, escrevendo livros e respondendo questionamentos de estudantes e profissionais em seu Consultório Ético.

A morte de Restrepo foi anunciada no domingo, 6, um dia depois de ele regressar de Medellín, onde havia participado do Festival Gabo e lançado seu último livro, La constelación ética. Por sua contribuição à profissão, Restrepo recebeu, em 2014, o Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, mas já havia ganhado outros importantes reconhecimentos internacionais, como o Prêmio Latinoamericano à Ética Jornalística, concedido pelo Centro Latinoamericano de Periodismo (Celap).

Entre seus 22 livros, destacam-se os dois volumes de El zumbido y el moscardón, em que reúne centenas de respostas a perguntas sobre jornalismo, tomada de decisão, ética, qualidade e princípios, colecionados ao longo de décadas no Consultório Ético.

A Fundación Gabo lamentou profundamente a perda do jornalista, considerado um referente, um mestre, um pilar do jornalismo por veículos latino-americanos.

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) também lamenta o desaparecimento de Javier Dario Restrepo, uma bússola moral e ética para nossos pesquisadores. “A vocação humana para a excelência abarca seu ser e seu fazer. Ser excelente como pessoa é a base para ser excelente como profissional”, disse Restrepo em entrevista dada ao objETHOS em maio de 2017.

Javier Dario Restrepo morreu, mas permanece seu legado de sabedoria, compromisso profissional e um entusiasmo contagiante para contar histórias e revelar pessoas.