Na quinta-feira (10/9) será lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo o quarto volume da coleção ‘Imprensa brasileira – personagens que fizeram história’. São conjuntos de pequenas biografias de grandes vultos de nossa história profissional, escritos por professores, estudantes e profissionais do jornalismo, e ajuntados sem preocupação de ordem cronológica, sob a coordenação do professor José Marques de Melo.
O número 1, por exemplo, começa com o patrono Hipólito da Costa, passa por Rui Barbosa, Roquete Pinto, Cásper Líbero, Barbosa Lima Sobrinho e chega a Tarso de Castro.
O número 2 abre com o mártir Líbero Badaró, segue com o revolucionário Samuel Wainer, o demolidor Carlos Lacerda, o enigmático Otto Lara Rezende, Odylo Costa, filho, o banqueiro udenista Herbert Levy e o escritor Monteiro Lobato.
O mágico João Saldanha
No número 3 juntam-se o revolucionário frei Caneca, Carlos Rizzini, Alceu Amoroso Lima, o empresário Roberto Marinho, o papa do jornalismo científico José Reis, o papa do jornalismo humorístico Aparício Torelli, o grande cientista político Josué de Castro, Pompeu de Souza e o mártir Vladimir Herzog.
No quarto volume, este que será lançado no dia 10 de setembro, estão, entre outros, o papa do jornalismo político Carlos Castello Branco, o papa da reportagem Joel Silveira, o empresário Nabantino Ramos, que tirou a Folha de S.Paulo da insignificância para torná-la um dos grandes jornais do país, o cantor e compositor Adoniran Barbosa, o teatrólogo Nelson Rodrigues e João Saldanha, que conseguia a mágica de ser, alternadamente, jornalista ou técnico de futebol.
Será no dia 10 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, na livraria que a Imprensa Oficial mantém no prédio do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
******
Jornalista, chefe do Núcleo de Redação da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP