Mais de sete décadas após o surgimento da Life como uma revista dedicada ao fotojornalismo, a marca será ressuscitada como um sítio de internet no começo do próximo ano, noticia Anick Jesdanun [AP, 23/9/08]. Visitantes poderão navegar por mais de 10 milhões de imagens profissionais dos arquivos da Life, além de novas fotos que serão adicionadas a cada dia. As fotos poderão ser compartilhadas ou impressas para uso não-comercial – tudo de graça.
O Life.com também irá vender quadros com fotos e livros personalizados, organizados e solicitados online pelos clientes. O sítio será financiado, em grande parte, por anúncios. ‘Estamos criando um sítio no qual fotografias magníficas poderão ser contempladas’, afirma o executivo-chefe Andy Blau. ‘O compartilhamento de imagens que existe [hoje na rede] é de fotografias amadoras, em geral adicionadas por usuários – o que não necessariamente se refere aos eventos mais importantes do mundo’.
Dentre algumas das imagens que serão disponibilizadas, estão 300 fotos que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt tirou de Marilyn Monroe. Destas, apenas seis foram publicadas. Há também fotos inéditas de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial, que seriam parte de uma matéria que foi cancelada. ‘A vida de muitas pessoas foi afetada pela Life ao longo dos anos’, ressalta Blau.
Longo caminho
O título ‘Life’ apareceu pela primeira vez em uma revista de humor no final do século 19. O fundador da Time Inc., Henry Luce, comprou os direitos e lançou a revista semanal de fotojornalismo em 1936. Em 1972, a Life deixou de ser publicada e, seis anos mais tarde, ressurgiu como uma revista mensal – o que durou até 2000. De 2004 a 2007, a publicação reapareceu como suplemento de jornal semanal. A Time Inc. lançará o sítio em uma joint venture com a Getty Images, que irá fornecer a tecnologia de busca e colaborar com cinco milhões de imagens de arquivo e três mil novas fotos a cada dia.