Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornalistas que revelaram escândalo são processados

Dois jornalistas vietnamitas serão julgados por acusação de divulgar informações falsas sobre um dos maiores casos de corrupção do país. Nguyen Van Hai e Nguyen Viet Chien foram acusados de ‘abusar da liberdade e da democracia’ e, se condenados, podem enfrentar até sete anos de prisão. Dois policiais que forneceram informações aos repórteres também serão julgados por ‘revelar, deliberadamente, segredos de Estado’.


Van Hai, que trabalha no jornal Tuoi Tre, e Viet Chien, do Thanh Nien, foram detidos em maio. Os dois foram responsáveis por denunciar um escândalo que abalou o Ministério dos Transportes do Vietnã em 2005. Funcionários do órgão público foram acusados de apostar milhões de dólares, ilegalmente, em partidas de futebol do campeonato europeu, usando dinheiro desviado de uma agência responsável por projetos de rodovias e pontes – e que recebia financiamento do Banco Mundial e do governo do Japão. O caso levou à condenação de nove pessoas e à renúncia do ministro dos Transportes.


No início de agosto, o Tuoi Tre e o Thanh Nien condenaram publicamente a prisão de seus repórteres. Como resultado, o governo revogou a credencial de imprensa de quatro jornalistas das publicações. Em setembro, o Human Rights Watch divulgou nota criticando a onda de repressão que tomou conta do Vietnã nos últimos meses, com dezenas de blogueiros e ativistas presos ou ameaçados. ‘O governo vietnamita deveria levar suas leis a sério e tolerar a expressão de pontos de vista com os quais não concorda’, declarou Elaine Pearson, vice-diretora da organização na Ásia. ‘É hora de Hanói parar de assediar e prender ciberdissidentes, defensores dos direitos humanos e jornalistas independentes’. Com informações da AP [30/9/08] e do Human Rights Watch [12/9/08].