Numa época em que se discutem temas como representatividade, lugar de fala, apropriação cultural e outros assuntos ligados à construção de uma sociedade mais igualitária, é preciso pensar se o jornalismo brasileiro busca, em suas pautas, e mesmo nos espaços de trabalho, refletir a diversidade social e de gênero.
O último episódio da série de podcasts “Cartas na Mesa”, parceria entre o Observatório da Imprensa e o curso de Jornalismo da ESPM, debate o tema “Desafios e oportunidades para maior diversidade no jornalismo brasileiro”. Os convidados são os jornalistas Paulo Talarico e Nina Weingrill.
Paulo Talarico é editor-chefe e cofundador da Agência Mural de jornalismo das periferias. Tem pós-graduação em jornalismo esportivo e está cursando História na Universidade de São Paulo. Nina Weingrill é também jornalista e cofundadora da Enóis e da Escola Jovem, a primeira no Brasil com cursos gratuitos voltados para o público jovem. Tem pós-graduação em marketing digital e MBA em gestão de projetos, ambas pela ESPM. Trabalhou em revistas na área de comportamento nas editoras Abril, Globo e Mol. É fellow do International Center of Journalists, onde pesquisa metodologias para o desenvolvimento do jornalismo local.