Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Relação entre a busca por cliques e desinformação estão em debate no segundo episódio da série de podcasts Cartas na Mesa

Em parceria com o curso de Jornalismo da ESPM, o Observatório da Imprensa publica, nesta edição, o segundo episódio da série de podcasts “Cartas na Mesa – Jornalismo em Foco”. Para discutir o tema “Como a lógica do clique favorece a desinformação”, foram convidados os jornalistas Ricardo Fotios e Aline Sordili.

Aline é especialista em mercado digital pela New York University e pela Hyper Island. Iniciou sua carreira na Folha de S.Paulo, onde editou a Folha Online. Foi também gerente de operações no UOL News, além de gestora de produtos digitais no grupo Abril. Desde 2009, está no grupo Record, contratada para lançar o R7. É também diretora de desenvolvimento e planejamento em jornalismo na Record TV e professora de gestão de produtos digitais e inovação e marketing na ESPM. Ricardo Fotios é jornalista e gerente-geral de conteúdo no UOL. É mestre em produção jornalística e mercado pela ESPM e tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Professor do curso de jornalismo da ESPM – São Paulo, é autor do livro Reportagem orientada pelo clique: o critério de audiência na notícia online, da editora Apris.

Nas próximas semanas, publicaremos os episódios restantes: “O legado e o futuro do Projeto Comprova” (Daniel Bramatti – Abraji/Estadão e Sérgio Ludtke – Projor/Comprova), “Feedback acionável: como as redações podem e devem conversar com a audiência” (Antônio Rocha Filho – ESPM e Gabriela Terenzi – Infomoney) e “Desafios e oportunidades para maior diversidade no jornalismo brasileiro” (Paulo Talarico – Agência Mural e Nina Weingrill – Énois Conteúdo). Todos poderão ser acessados aqui na página do Observatório da Imprensa e no Spotify.