Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Meios latino-americanos vão receber R$ 16,5 milhões como parte do Desafio de Inovação do Google News Initiative

(Foto: Divulgação)


Publicado originalmente no blog Jornalismo nas Américas
Trinta vencedores em dez países da América Latina foram selecionados como parte dos Desafios de Inovação do Google News Initiative para 2019 e, juntos, receberão R$ 16,5 milhões para desenvolver projetos digitais.
“Os vencedores do LatAm GNI Innovation Challenge mostram que o jornalismo latino-americano está cheio de ideias vibrantes e emocionantes”, disse Marco Túlio Pires, líder da equipe de projetos do Innovation Challenge na região, ao Centro Knight. “Dos grandes conglomerados de mídia às pequenas organizações sem fins lucrativos, temos projetos que enfrentarão desafios relacionados a distribuição de conteúdo, uso de dados abertos e como a inteligência artificial pode ajudar a indústria a alcançar um futuro sustentável. Não poderíamos ter ficado mais inspirados pela quantidade de criatividade da América Latina.”
O Brasil é o principal país representado, com doze vencedores, seguido por Argentina (seis), Colômbia, Costa Rica, México, Peru (todos com dois), Chile, Guatemala, El Salvador e Uruguai (um cada).
O anúncio foi feito durante a conferência Digital Media Latam 2019, no Rio de Janeiro, organizada pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA).
Os vencedores foram selecionados a partir de 303 inscrições enviadas após o anúncio da etapa latino-americana do desafio, em 6 de junho.
Os projetos vencedores se concentram em membership, assinaturas, publicidade, machine learning, inteligência artificial, gamificação, desinformação, notícias falsas, dados abertos, notícias para crianças e engajamento, entre outros.
A colaboração é fundamental para um grupo de dez organizações jornalísticas do Brasil que trabalharão para criar o projeto Reload, uma redação em vídeo para jovens moradores de cidades brasileiras que publicará conteúdo de todos os meios de comunicação envolvidos.
“O Reload é importante para compreender como os jovens se relacionam com as notícias e engajar os brasileiros com jornalismo de qualidade”, disse Marina Dias, gerente de comunicação da Agência Pública. “Além disso, o Reload será o primeiro projeto em vídeo feito em colaboração por dez redações diferentes: Agência Pública, Agência Lupa, Repórter Brasil, Congresso em Foco, Ponte Jornalismo, Énois, Colabora, Marco Zero Conteúdo, O Eco e Nova Escola”.
Os participantes estudarão a melhor forma de envolver o público e, em seguida, determinarão em quais plataformas esses vídeos “curtos e dinâmicos” serão compartilhados, explicou Dias.
Em El Salvador, o site El Faro criará o The Conversation Lab para promover a discussão e o debate entre os leitores.
José Luis Sanz, diretor de El Faro, disse que a ideia de criar o laboratório surgiu da necessidade de promover conversas de qualidade que evitassem a toxicidade presente em muitas seções de comentários e redes sociais. Diante do clima atual em El Salvador, a equipe queria “reivindicar conversas e diálogos.”
O site fechou sua seção de comentários há quatro anos, pois não conseguia encontrar uma “solução funcional para limpar a conversa.”
“Queremos recompensar e gerar uma ferramenta que incentive as contribuições que alimentam a conversa, não as que a fecham, mas as que a abrem, e isso convidará à interação e à troca de argumentos”, afirmou Sanz. “Para isso, o que queremos é gerar um desenvolvimento específico para comentários e abrir salas de bate-papo em nossas páginas, nas páginas de El Faro, e, ao mesmo tempo, para interagir com espaços offline, para que haja uma transição para espaços offline nos quais nossa comunidade possa se reunir para continuar essas conversas.”
Os Desafios da Inovação, realizados em diferentes regiões do mundo, têm como objetivo “capacitar inovadores de notícias de todo o mundo a demonstrar novas ideias no jornalismo online e o desenvolvimento de novos modelos de negócios de publicação”, de acordo com o site.
Clique aqui para conferir a lista de todos os projetos vencedores da América Latina e as soluções exclusivas que eles procuram oferecer para um ambiente de mídia em mudança.
***
Teresa Mioli é coordenadora de conteúdo online do Centro Knight para Jornalismo nas Américas.