Barack Obama comprou 30 minutos do horário nobre das redes de TV CBS e NBC por US$ 6 milhões para fechar com chave de ouro a campanha democrata. O candidato presidencial exibirá seu longo comercial na noite de 29/10, cinco dias antes das eleições. O objetivo, segundo ele, é fazer um resumo final, para todo o país, da disputa com o republicano John McCain.
Não é a primeira vez que um candidato compra tanto tempo de espaço televisivo; o último a fazê-lo foi o independente Ross Perot, há 16 anos. Sob normas federais, as emissoras de TV devem oferecer a McCain a possibilidade de comprar espaço similar ao adquirido por Obama, pelo mesmo preço. Informações de Mark Sweney [Guardian.co.uk, 10/10/08].
Segundo debate tem aumento de audiência
Mais de 63 milhões de telespectadores assistiram ao segundo debate entre os candidatos à presidência dos EUA, John McCain e Barack Obama, na noite de terça-feira (7/10). Comparada ao primeiro embate entre os dois concorrentes, a audiência subiu em 11 milhões de pessoas; ficou atrás por seis milhões, entretanto, do único debate entre os candidatos à vice-presidência, Sarah Palin e Joe Biden, realizado na semana passada.
Números divulgados pelo instituto de pesquisas Nielsen Media Research dão conta de que 63,2 milhões de pessoas ligaram a TV para acompanhar o debate em Nashville; o primeiro encontro entre Obama e McCain, em 26/9, atraiu 52,4 milhões. O público contabilizado no embate desta semana representa o maior índice em debates presidenciais desde o segundo encontro entre o democrata Bill Clinton, o republicano George Bush e o independente Ross Perot em 1992.
O Nielsen não divulgou números individuais das emissoras, mas, segundo a revista Variety, a ABC teria ficado com a maior audiência (13,2 milhões) entre os canais abertos e a CNN (com 9,2 milhões) teria liderado entre os canais a cabo. Estima-se que a emissora pública PBS tenha atraído 2,8 milhões de telespectadores. O terceiro e último debate entre Obama e McCain será realizado na próxima quarta-feira (15/10). Informações de Leigh Holmwood [Guardian.co.uk, 9/10/08].