Diversos anunciantes pediram para que suas campanhas fossem removidas de uma página do site do jornal Daily Mail que continha um polêmico artigo assinado pela colunista Jan Moir sobre a morte do cantor britânico Stephen Gately. O vocalista da boy band Boyzone, que fez sucesso na Europa nos anos 90, foi encontrado morto em um apartamento em Mallorca, na Espanha, onde passava férias. A autópsia indicou um acúmulo de líquido nos pulmões. A colunista é acusada de ter associado a morte do cantor ao fato de ele ser gay.
Depois de milhares de reclamações à Press Complaints Commission (PCC), órgão que fiscaliza a mídia no Reino Unido, Jan pronunciou-se para refutar as acusações de que seria homofóbica. ‘Algumas pessoas, especialmente na comunidade gay, ficaram chateadas com meu artigo sobre a triste morte do membro do Boyzone Stephen Gately. Esta nunca foi minha intenção’, alegou. ‘Quando escrevi que ‘ele queria ser um exemplo para que jovens imitassem o que era visto como uma rotina de glamour’, me referia às drogas e sexo casual com estranhos, e não a sua homossexualidade’, completou. Gately e seu companheiro teriam levado para o apartamento um jovem que haviam conhecido em uma boate local. O vocalista também teria fumado maconha antes de morrer.
Reação
Celebridades britânicas como o ator Stephen Fry e o ilusionista Derren Brown usaram suas contas no Twitter para pedir a seus seguidores que reclamassem do artigo. Uma página no Facebook foi criada para que internautas pudessem pedir a marcas como a loja de departamentos Marks&Spencer que exigissem a retirada dos anúncios do site. ‘A Marks&Spencer não tolera nenhum tipo de discriminação. Pedimos ao Daily Mail para tirar o nosso anúncio de perto da coluna’, explicou a porta-voz da empresa.
A Nestlé, que também tinha um anúncio ao lado da coluna, disse que os comentários feitos por Jan constituíam uma quebra do código da empresa de ‘respeito mútuo e tolerância’. ‘A Nestlé não tem influência no conteúdo editorial das publicações nas quais anuncia. As visões do artigo são do autor e não são compartilhadas pela Nestlé’, declarou uma porta-voz. A Procter&Gamble também se pronunciou. ‘Os anúncios são planejados com antecedência e não somos capazes de prever ou controlar situações como esta. Entretanto, entendemos que o Daily Mail retirou todos os anúncios da página em questão’. Informações de Chris Tryhorn [The Guardian, 16/10/09].