Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Joe, o encanador que virou estrela de debate

Ele foi a estrela do último debate entre os candidatos à presidência dos EUA, na semana passada, e, em poucos dias, já se irritou com a atenção da mídia. ‘Joe the Plumber’ (algo como João, o Encanador) foi usado pelo republicano John McCain como exemplo de pessoa que teme o programa de impostos do democrata Barack Obama. Joe Wurzelbacher, que trabalha como encanador em Holland, no estado de Ohio, havia aparecido em uma filmagem conversando com Obama durante uma visita de campanha a sua cidade. Na ocasião, Joe afirmou que a proposta de impostos do candidato – que não aumentaria as taxas de quem recebe até US$ 250 mil anuais – poderia impedi-lo de comprar a pequena empresa onde trabalha.

Bastou para que McCain usasse Joe para atacar seu rival. A expressão ‘Joe the Plumber’ foi usada 26 vezes durante o debate – 21 delas pelo republicano. A imprensa americana correu atrás de ‘Joe, o Encanador’, montou acampamento na frente de sua casa e passou a ‘investigar’ sua vida. Descobriu-se que ele não tem licença de encanador, que seu nome real é Samuel Joseph Wurzelbacher e que está atrasado no pagamento de impostos. ‘A mídia está preocupada se eu paguei meus impostos e com um monte de outras coisas bobas que não têm nada a ver com os EUA’, reclamou o encanador em entrevista à Fox News.

No último fim de semana, o programa humorístico Saturday Night Live fez um esquete do debate, onde o ator que interpreta McCain diz que ‘Joe the Plumber’ é seu amigo imaginário e mora em uma caixa embaixo de sua cama, junto com ‘Simon’, um unicórnio invisível. Com informações da AP [19/10/08].