As companhias Walt Disney, NBC, CBS e News Corporation pediram ao órgão regulador de mídia nos EUA que adie a votação sobre o projeto para liberar ondas de TV desocupadas para acesso à internet sem fio. Elas alegam que o uso destas ondas pode prejudicar o sinal de TV de milhões de telespectadores. Em carta ao presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Kevin Martin, o CEO da Disney, Robert Iger, defendeu que deveria ser feita uma consulta popular sobre o plano – que é apoiado pelo Google e pela Microsoft – antes da votação, marcada para 4/11.
Os executivos afirmam que permitir que aparelhos móveis ‘pobremente concebidos’ usem o espectro de ondas vagas, conhecidas como ‘espaço branco’, pode interferir na qualidade dos sinais de TV. Estas ondas ficarão vagas depois que as emissoras converterem o sinal para o modelo digital. As companhias querem ainda que a FCC comente o relatório de um engenheiro da própria agência reguladora que diz que é possível tomar medidas para evitar esta interferência.
Na semana passada, citando o relatório, Martin havia proposto deixar que aparelhos não licenciados usem as ondas livres entre os canais de TV ocupados, desde que incluam tecnologia anti-interferência. O Google afirma que a liberação do ‘espaço branco’ tornaria mais fácil o acesso à internet sem fio. Informações de Molly Peterson [Bloomberg, 23/10/08].