Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Time pede voluntários para demissão

Editores na Time Inc. anunciaram, no início da semana, que precisam de 100 voluntários para abandonar cargos editoriais nas revistas Time, People e Sports Illustrated, entre outras. A companhia anunciou também número similar de cortes em outros setores. Estas primeiras eliminações são o início de um plano para cortar 600 empregos dentro da Time, que é hoje a maior editora de revistas dos EUA.


O pedido por voluntários para o programa de demissão abrange redatores, editores, fotógrafos e pesquisadores – todos representados por sindicato. Os termos da proposta não foram divulgados. Em memorando aos funcionários das revistas, ficou claro que, se o número de voluntários não for suficiente até o fim de novembro, haverá demissões. Diretores executivos também alertaram para a possibilidade de mais demissões nos departamentos das revistas que não são protegidos pelo sindicato.


Na unidade de revistas que engloba a Sports Illustrated, Sports Illustrated Kids e Golf, a situação é dramática. Em uma mensagem à equipe – de 250 pessoas –, o chefe de redação, Terry McDonell, pediu que 40 pessoas saiam voluntariamente. ‘O corte de custos é sempre algo doloroso, mesmo que seja justificado pela situação econômica’, afirmou McDonell. A Time pediu por 20 voluntários, e a People, 23. Fortune e Money não especificaram o número de pedidos, mas especula-se que seja de mais de 20 pessoas.


Na semana passada, a Time Warner, proprietária da Time Inc, reportou queda de 35,5% no lucro operacional da editora no terceiro trimestre de 2008, em comparação com o mesmo período no ano passado. A receita ficou em mais de US$ 1,1 bilhão, com queda de 6,8%. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 11/11/08].