Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Emissoras de notícias anunciam parceria

As redes americanas NBC e Fox anunciaram, no fim da semana passada, um plano para integrar suas operações locais de TV, reduzindo o número de funcionários, veículos de transmissão e helicópteros para a cobertura de notícias. O primeiro teste foi feito em maio, e em janeiro próximo as estações televisivas das duas redes na Filadélfia devem formalizar o acordo, unindo suas equipes de rua. Com o material bruto nas mãos, cada estação decidirá como editá-lo. Se a experiência der certo, a idéia é ampliar o projeto para outras cidades, entre elas Los Angeles, Chicago, Nova York, Dallas e Washington.


‘Isto é a Fox e a NBC tentando criar um modelo para a indústria, e torná-lo nacional’, afirma o CEO da Fox Television Stations, Jack Abernathy. Em um mercado normal, várias estações de TV cobrem as mesmas histórias todos os dias, diz ele, lembrando que as imagens acabam sendo parecidas em todos os canais. Abernathy afirma, entretanto, que o projeto não visa homogeneizar o telejornalismo; tem como objetivo apenas aproveitar melhor recursos limitados.


Estabilizar


Os noticiários da manhã, início e fim da noite geram mais de 40% da receita das maiores estações de TV, e a apuração das notícias é um dos maiores gastos. Com a queda na audiência e o enfraquecimento dos anunciantes, com a crise econômica, são necessárias medidas para estabilizar o setor. Mais de um terço das afiliadas nos 150 maiores mercados de TV nos EUA diminuiu suas equipes na primeira metade de 2008. A parceria da NBC com a Fox espera economizar nos custos de produção, mas ainda não há uma estimativa de quanto.


As companhias ressaltam, entretanto, que o plano também ajudará a diversificar o conteúdo noticioso. Ao compartilhar a responsabilidade sobre a cobertura de grandes eventos, as estações terão maior flexibilidade para dedicar suas equipes secundárias a pautas menores. ‘Levaremos em conta como o consumidor procura a mídia’, explica John Wallace, presidente de mídia local da NBC. ‘Ele está online, está nos serviços portáteis; não está apenas vendo televisão. Isso [a parceria] nos dá maior acesso a conteúdo, que estará disponível em todas as plataformas’.


A NBC e a Fox competem com os canais a cabo MSNBC e Fox News Channel, mas são parceiras no serviço de vídeo online Hulu. Informações de David Lieberman [USA Today, 16/11/08].