Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Putin mantém tradição de programa televisivo

O ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, dará continuidade a uma tradição de seus oito anos de governo: irá apresentar, em dezembro, um programa de TV em rede nacional, ao vivo, com a participação de telespectadores. De acordo com o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, o premiê ‘quer dar prosseguimento à prática de comunicação direta entre o povo de seu país e o chefe do governo e do partido político no poder’.


Putin é líder do partido que domina o Parlamento e exerce muito mais influência sob a administração do presidente Dmitry Medvedev, seu aliado, do que primeiros-ministros anteriores. Analistas avaliam a possibilidade de Putin retornar ao Kremlin ainda em 2009. A decisão de apresentar o programa seria ‘um sinal de que as eleições presidenciais podem acontecer de improviso e Putin pode deixar o cargo de primeiro-ministro para voltar ao de presidente’, opina Leonid Sedov, analista da agência de pesquisa Levada Center, em Moscou.


Poder


A câmara baixa do Parlamento russo aprovou preliminarmente, em 14/11, uma emenda constitucional que estenderia o mandato presidencial de quatro para seis anos. Isto permitiria que Putin, que deixou o cargo em maio após servir por dois mandatos consecutivos – o limite constitucional –, fosse presidente por pelo menos mais 12 anos.


Desde 2001, Putin apresenta o programa televisivo com a participação de telespectadores por telefone e e-mail. Na atração, que no ano passado durou três horas, o político responde a questões do público sobre diversos temas. No dia 20/12, ele também fará um discurso no Congresso. Segundo Sedov, Medvedev ‘não tem apoio suficiente para se opor aos desejos de Putin’. Informações de Henry Meyer [Bloomberg, 18/11/08].