Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Programa turco premia ateus convertidos

Um game show turco, que deve estrear em setembro, desafia ateus a reavaliarem seus pontos de vista. Chamado de Penitentes Competem, o programa irá reunir um imã islâmico, um rabino judeu, um monge budista e um sacerdote da Igreja Ortodoxa Grega. Os quatro tentarão convencer 10 ateus – cuidadosamente escolhidos por um time de teólogos – a optar por suas religiões. O prêmio ao ateu convertido é uma viagem de peregrinação a um local sagrado, que irá variar de acordo com a fé escolhida: os convertidos ao islamismo irão para Meca; ao budismo, para o Tibete; ao judaísmo e cristianismo, para Jerusalém. ‘Eles não podem ver o prêmio como uma viagem, mas como uma experiência religiosa’, afirma o subdiretor do Kanal T, Ahmet Ozdemir.


Os produtores, no entanto, alegam que o programa irá ajudar os participantes a encontrar a ‘serenidade’, além de divulgar as religiões. ‘Vamos lhes dar o maior prêmio que existe; representamos a crença em Deus’, promete o game show. Ainda assim, eles sabem que correm o risco de não conseguir nenhum convertido.


O programa já gerou diversas reações na Turquia, país de maioria muçulmana: alguns viram com bons olhos a troca de experiências entre religiões; outros alegam que o tema não é apropriado para se discutir na TV. ‘As pessoas são livres para acreditar no que quiserem’, defende Ozdemir. Informações da BBC [3/7/09].